BELEZAS DE ARACAJU/SERGIPE – A TERRA DO CAJU


7 DIAS EM ARACAJU

Janeiro/2007



     Nas férias de janeiro de 2007 (entre os dias 20 e 27), viajei novamente com as meninas e João. Dessa vez, escolhemos um dos lugares maravilhosos do nosso Nordeste:  ARACAJU em Sergipe. Fechamos um pacote com vôos, hotel com café da manhã, um city tour e transfer aeroporto/hotel/aeroporto. Embarcamos em Congonhas dia 20 no vôo 9590 – TAM, 19h45. Chegamos ao Aeroporto de Aracaju - Santa Maria, em Sergipe, em pleno caos aéreo que acontecia na época. Nos hospedamos no Hotel Real Praia, na Avenida Santos Dumont, 1269 – Coroa do Meio, na estilosa orla de Atalaia. Nosso grupo: eu, Ilminha, Ana Maria, Imaculada e João.



DA ESQ. : IMACULADA, JOÃO, ILMA, ANA MARIA E EU


     Sergipe é o menor estado brasileiro. O nome deriva do tupi e significa “Rio dos Siris”.



     Fechamos alguns passeios com a Nativa Turismo. Fizemos o City Tour e conhecemos as praias do litoral sul: de Aruana, Náufragos e Mosqueiros; caminhamos pela orla de Atalaia várias vezes, estávamos com “mania” de atleta, segundo a Ilminha. Rsrsrs...







     A orla de Atalaia é um dos principais cartões postais de Aracaju, com 6 km de extensão.





 Visitamos o “Oceanário de Aracaju” (Av. Santos Dumont, 1010, Atalaia – oceamar@tamar.org.br), construído em forma de uma tartaruga gigante, com aquários de água doce e salgada – sendo que um deles tem 150.000 litros com tubarões, arraias e moreias.





     Também jantamos no “Forró do Cariri”, para observar a cultura sergipana e fizemos compras no centro comercial, onde haviam artesanatos lindos.

FORRÓ DO CARIRI


     Visitamos a Reserva Biológica de Santa Isabel – o Projeto TAMAR de Pirambu e a praia de PIRAMBU, a 80 km de Aracaju. Essa foi a primeira base do TAMAR instalada no Brasil, em 1982. Neste local, anteriormente, os ovos das tartarugas eram coletados pelos pescadores para serem consumidos ou vendidos, o que ameaçava a população desses répteis. Com o tempo e muito trabalho do TAMAR, essa cultura se transformou em preservação e agora a população não consome mais os ovos.




     Conhecemos a cidade histórica de LARANJEIRAS, destacando o Museu de Arte Sacra, o Museu Afro e um trapiche original. Essa cidade foi chamada a “Atenas Sergipana”, por conta do luxo ostentado pela aristocracia açucareira do local. Hoje é tombada pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional devido a suas construções.

 




     Aproveitando a proximidade entre as atrações, graças ao tamanho de Sergipe, também visitamos Mangue Seco, na Bahia e Canindé de São Francisco, em esquema de bate e volta. Relatarei essa experiência nos próximos artigos para não me estender muito neste – tenho diversas fotos. Adoro fotografar as belezas naturais. Rsrsrs...

     Retornamos para São Paulo com atraso do vôo (TAM vôo 9591 às 23:45) e descemos no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, em Guarulhos.


ORLA DE ATALAIA






     Aracaju é extremamente quente, em alguns momentos não via a hora de entrar no quarto ou em algum lugar com ar condicionado pra sentir o ‘frescor’. Acho que foi um dos lugares mais quentes que já visitei, mas adorei o passeio. O café do hotel era ótimo e o guia Rei, também chamado Giani – segundo o próprio, foi um dos mais bacanas que conhecemos.

👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍


Comentários


  1. Como não se lembrar de Rei e seu pente a postos sempre para arrumar sua vasta cabeleira 🤭🤭🤭🤭
    Maravilhoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me lembro da vasta cabeleira de Rei! KKKKKk... Um dos melhores guias que encontramos. Super gente boa!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PARCEIROS DE AVENTURA NAS POSTAGENS DESSES CINCO ANOS DO BLOG - PARTE 1

PARCEIROS DE AVENTURA NAS POSTAGENS DESSES CINCO ANOS DO BLOG - PARTE 2

PARCEIROS DE AVENTURA NAS POSTAGENS DESSES CINCO ANOS DO BLOG - PARTE 3