MACEIÓ – UM PARAÍSO NO NORDESTE – ALAGOAS – ISSO É BRASIL!!!

 

O INÍCIO DAS AVENTUREIRAS – MACEIÓ – ALAGOAS
Janeiro/2005

PRATAGI


     A Imaculada, minha colega de curso e depois amiga, me convidou pra uma viagem, com suas amigas, para MACEIÓ/Alagoas; eu aceitei, que bom, foi excelente; conheci a Ana Maria e a Val e conheci melhor a Ilminha, irmã da Imaculada, meninas muito especiais, que ao longo do tempo, se tornaram amigas queridas. Viajamos com um pacote da BRA-PNX Travel, no período de 16 a 23 de janeiro de 2005; embarcamos no Aeroporto de Guarulhos, em 16/01, às 6h20 e após voarmos os 2.397 km SP - AL, pousamos no Aeroporto Internacional de Maceió/Zumbi dos Palmares.



     Nosso pacote incluía o transfer e os cuidados da guia Patrícia, muito animada e competente. Nos hospedamos no Hotel Marina’s Maceió (Rua José Luiz Calazans, 30, Praia de Jatiúca), com café da manhã incluído.

LOCALIZAÇÃO DE ALAGOAS NO BRASIL

LOCALIZAÇÃO DE MACEIÓ EM ALAGOAS



     O nome Maceió vem do tupi e significa “o que tapa o alagadiço”. Essa cidade foi fundada em 1815 e é conhecida como “Paraíso das Águas”, “Cidade Sorriso”, “Caribe Brasileiro” ou “Cidade Restinga”.


DA ESQ.: ILMA, VAL, ANA, EU E IMACULADA


     Durante o City Tour, conhecemos a ‘Feira Cheiro da Terra’ e ganhamos sementes de pirapiti, que atraem um amor se forem guardadas, dizia a lenda (eu guardo as minhas até hoje, afinal, amor é sempre bem-vindo, lembrando que há vários tipos de amor, não apenas o romântico). A cada dia, conhecíamos uma praia diferente, foram elas: Paripueira (a 28 km de Maceió, com águas morninhas represadas na beira do mar), Sonho Verde (do seu mirante avistamos Pratagi – Sereia) e Riacho Doce. Posso dizer com propriedade: uma praia mais linda que a outra... Alagoas tem um dos litorais mais incríveis do Brasil!


PARIPUEIRA


SONHO VERDE


     Passamos um dia entre as praias do Francês e do Gunga (que ficava dentro de uma fazenda, a Fazenda do Gunga) e Pajuçara. A praia do Francês fica no município de Marechal Deodoro e tem esse nome pois na época do Brasil Colônia era frequentada por contrabandistas franceses de pau-brasil. A praia do Gunga fica na cidade de Roteiro e é considerada uma das mais lindas do país.

PRAIA DO FRANCÊS







PRAIA DO GUNGA


     Visitamos o Museu do Cangaço, que conta a história desse movimento de protesto contra a situação precária e injustiça social vivida pela população nordestina, que aconteceu entre os séculos XIX e XX. O termo cangaço tem origem na palavra “canga” que é uma madeira usada na cabeça do gado para transporte. O cangaço se relacionava à disputa de terras, coronelismo, vingança, revolta e miséria no Nordeste aliados ao descaso do poder público. Os cangaceiros aterrorizavam as cidades, roubando, extorquindo, sequestrando pessoas e saqueando fazendas. Eles tinham suas próprias regras de conduta e leis, vagavam de um lugar para o outro em bandos.   

O LAMPIÃO DE PAJUÇARA


MUSEU DO CANGAÇO



     Diariamente comemos tapiocas gigantes da orla de “Jatiúca” e “Pajuçara”. Eram enormes essas deliciosas tapiocas, com recheios variados e caprichados em quantidade. Ainda bem que caminhávamos muito pela orla após a comilança.

     Andamos de chalana pela Ilha de Crôa até chegarmos a um mangue (um tanto seco naquela hora), onde um biólogo deu uma mini-palestra sobre a vida no mangue; também nos banhamos no Rio Santo Antônio Grande, rindo bastante das piadas sobre casamento. Essa ilha pertence ao município de Barra de Santo Antônio; o nome ‘croa’ ou coroa refere-se a um banco de areia branca encontrado próximo a foz de rios.

RIO SANTO ANTÔNIO


CRÔA





     Conhecemos a Praia do Carro Quebrado, a cerca de 45 km de Maceió, em Barra de Santo Antônio, onde nos pintamos com as areias coloridas, pura curtição; pra chegar lá, pegamos um jipe. O local praticamente é deserto, com falésias maravilhosas. O acesso é difícil, daí o nome.


CARRO QUEBRADO






     Relaxamos nas Dunas de Marapé (que são fixas), em Jequiá da Praia, a 60 km de Maceió. Atravessamos a pé a Foz do Rio Jequiá (bem tranquilo cercado por mangues) e subimos vários degraus do mirante para vermos a Barra de São Miguel. Um passeio imperdível!


BARRA DE SÃO MIGUEL




     Experimentei o caldinho de sururu típico, um marisco pequenininho, e adorei. Não estava muito quente era saboroso.

     Também assistimos a peça: “Em algum lugar do cangaço”, com a Nega Maluca, muito engraçada.

     Caminhamos, conversamos e rimos, adorei conhecer as meninas, são responsáveis, econômicas, engraçadas, gente do bem, gostei muito delas. Nem sabia, mas estava nascendo uma grande amizade e dela, o nosso grupo de amigas viajantes “As Aventureiras”.

     Embarcamos no Aeroporto Zumbi de Palmares dia 23/01, às 8h35 e pousamos em Guarulhos algumas horas depois. O passeio oferecido pela PNX era bem completo. Gostei! Fiquei com vontade viajar mais vezes. 



 

     Alagoas tem um litoral maravilhoso: céu e mar azuis... Este passeio valeu para a vida toda! Dele, ficaram algumas músicas na cabeça:

“M de mar, A de amor, C de carinho, sol e mar de Maceió, E de eterno, I de ilusão, Oh! Maceió você roubou meu coração!”

 “Ai que saudade do céu, do sal, do sol de Maceió...”.



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PARCEIROS DE AVENTURA NAS POSTAGENS DESSES CINCO ANOS DO BLOG - PARTE 1

PARCEIROS DE AVENTURA NAS POSTAGENS DESSES CINCO ANOS DO BLOG - PARTE 2

PARCEIROS DE AVENTURA NAS POSTAGENS DESSES CINCO ANOS DO BLOG - PARTE 3