DE VOLTA A PARANAPIACABA - SANTO ANDRÉ - ISSO É BRASIL!!! - ISSO É ABC!!!
DE VOLTA A PARANAPIACABA - SANTO ANDRÉ - ISSO É BRASIL!!!
FEVEREIRO/2002
Durante todo o tempo de faculdade, não retornei à essa vila tão charmosa... Muitos trabalhos, provas, estudando de segunda a sábado... E nenhuma saída a campo foi pra lá... Só consegui retornar após terminar o curso.
Em 12 de fevereiro de 2002, combinei com a Maria, a Imaculada, o Assis, a Simone e a Ângela, de fazermos uma trilha em Paranapiacaba. Eu só conhecia a Maria e a Imaculada... Era dia de carnaval e poderíamos descansar na quarta-feira de cinzas... Pegamos o trem em Santo André e o ônibus até a vila.
Estávamos empolgados, logo no início da trilha, conhecemos um grupo: dois rapazes e uma moça, eles disseram que estavam indo pra Pedra Lisa e que já haviam feito essa trilha outras vezes. E... Tudo bem, eles nos guiaram até a Cachoeira da Pedra Lisa, cuja trilha não é indicada para iniciantes do trekking, com trechos técnicos e de subidas longas, considerada de nível moderado. Essa trilha tem cerca de 5 km e é desafiadora, mas chegamos bem até ela... Os meninos sabiam mesmo o caminho...
Mas não tínhamos limite e queríamos mais, então seguimos pelo Vale do Quilombo até o Poço das Moças, totalizando os 6,15 km de percurso. A maior parte do caminho de ida era em descida bastante acidentada... Nossos pseudo-guias sabiam o caminho... O visual é incrível, a verdadeira trilha! O coração dispara ao subirmos e descermos sem parar.
Mas nosso problema começou no nosso retorno... Não estávamos preparados e a Imaculada passou muito mal, não conseguia mais caminhar, chegou à exaustão... Subiu se arrastando e dizendo que ía morrer... Todo mundo ficou apavorado... Resultado: subi quase correndo a trilha no retorno, com o Assis e a Simone, para chegarmos à Vila e pedirmos ajuda. Enquanto isso, os nossos pseudo-guias ficaram com a Maria praticamente carregando a Imaculada. Foram verdadeiros heróis pra nossa amiga... Eu, Assis e Simone retornamos com tanta pressa que eu sentia meu ouvido pulsando... Que loucura!!!
Pra nossa sorte, o grupo de resgate voluntário Urutu socorreu a nossa amiga, que estava sendo carregada pelos outros amigos na metade da trilha. Ela foi levada ao pronto socorro, mas ficou bem, o médico disse que ela não tinha preparo físico pra uma trilha dessa, levamos uma bronca dos socorristas por não contratarmos um guia e por nos arriscarmos levando uma pessoa sedentária pra trilha... Fiquei bastante sem graça... Fora o desespero com a possibilidade de perder uma amiga... Aprendi a lição: NUNCA entro numa trilha sem guia! Acredito que o trabalho desse profissional é fundamental e proporciona total segurança aos ecoturistas.
Nossos pseudo-guias foram maravilhosos, não nos abandonaram nesse momento de desespero, e nos conhecemos naquele dia. Não me lembro o nome deles, mas sou grata! Aprendi que numa trilha, na natureza cada um cuida de si e dos outros, todos se ajudam a subir e descer superando obstáculos, dividem o peso, o lanche e até a água se for necessário. Isso me fez gostar ainda mais de trilhas! A minha sementinha aventureira germinou com força depois desse momento! Também fiquei mais forte e decidida (outro benefício de trilhar...)
Imaculada ainda chegou a subir o Pico do Jaraguá comigo e com a Maria, mas não quis se arriscar em novas aventuras. Eu a entendo!
🍀🍀🍀🍀🍀
RETORNANDO PARA UM PASSEIO MAIS TRANQUILO...
MAIO/2002
Em 30 de maio de 2002, retornei à Vila de Paranapiacaba com o Assis, a Maria, a Angela, a Simone e seu namorado chileno. Dessa vez nosso objetivo era fazer uma trilha mais tranquila, afinal o ocorrido no carnaval ainda estava fresco na memória... Também pegamos o trem e o ônibus até a vila.
Percorremos a Trilha do Taquarussú até a Cachoeira Água Fria, pertencente ao 'Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba'. A Cachoeira da Água Fria faz parte das Nascentes do Rio Grande.
Após a pequena caminhada, aproveitamos para conhecer o Museu Castelinho. Dessa vez foi mais tranquilo, a trilha foi leve e ninguém passou mal... Essa visita aumentou meu carinho por essa vila...
🍀🍀🍀🍀🍀
Muito lindo tudo isso que voçês guerreiras praticam parabéns eu sempre gostei da naturesa eu quando mais novo junto do seu pai cidão nos iamos em eng. Marcilac junto de varios amigos. Caçar passarinhos.passei a gostar da naturesa que é muito belo..
ResponderExcluirVerdade! Somente conhecendo a natureza é que passamos a amá-la e cuidar dela.
Excluir22 e 23 anos
ResponderExcluir