ILHAS SARÔNICAS GREGAS: HYDRA, POROS E AEGINA

 

GRÉCIA - MINI CRUZEIRO PELAS ILHAS HYDRA, POROS E AEGINA

Julho/2017



     Em nosso último dia na Grécia, fizemos um mini cruzeiro por três ilhas próximas a Atenas, já que não dava tempo de irmos até Mikonos e Santorini... Rsrsrs...

     Embarcamos, no porto de Pireu, no barco da ‘Evermore Cruises’, que era um mini navio. Nosso voucher incluía transfer hotel/porto/hotel, navegação, o almoço e show musical a bordo.  Pagamos 100 euros por esse tour.


















     Nossa primeira parada foi depois de cerca de uma hora, na ilha de Hydra, com lindas paisagens do mar Mediterrâneo. Fizemos um walking tour por 25 euros passando pelas ruas pitorescas, vielas e construções tipicamente gregas.





     A ilha foi refúgio de piratas no passado. É uma ilha grega do grupo das ilhas Sarônicas no mar Egeu. Essas ilhas formam um arquipélago grego no Golfo Sarônico e Golfo de Argos, formado por sete ilhas principais e outras trinta menores. Hydra tem 50 km² e a circulação de automóveis e motos é proibida no seu interior, o transporte público fica por conta dos burros e táxis aquáticos. O seu poder naval teve um papel muito importante na guerra de independência da Grécia. Hydra mantém a arquitetura tradicional e só permite novas construções que sejam feitas de acordo com a cor e o estilo autêntico da ilha.










































      Partimos para Poros, um par de ilhas com área de 31 km² que também pertence ao grupo de ilhas Sarônicas, tem rica vegetação composta por arbustos e antigas florestas. A cidade foi construída em forma de um anfiteatro ao longo de dois morros. Antigamente Poros era formada por duas ilhas: Sphería e Kalávria, mas com a última explosão do vulcão Methana em 273 a.C. a geologia da região foi alterada com a separação das duas ilhas.








     Como choveu violentamente durante nossa curta permanência em Poros, não conseguimos caminhar muito, mas deu pra perceber que o local é muito bonito.

     Seguimos para a embarcação e durante a navegação, almoçamos antes de chegarmos na última parada, a ilha Aegina, onde fizemos um passeio de 30 euros por alguns pontos turísticos.





     Aegina também pertence ao conjunto das ilhas Sarônicas e, segundo a mitologia, ganhou o nome de uma ninfa, filha do deus do rio Asopos, pela qual Zeus se apaixonou e levou com ele pra ilha. Nesta ilha o cultivo de pistache é tradicional.


















     Visitamos o Monastério Agios Nektários, construído entre 1904 e 1910 sobre um antigo mosteiro bizantino. Dele, tem-se uma visão panorâmica da região. Após a caminhada, tomamos um lanchinho típico da ilha, com frutos do mar e uma bebida alcóolica a base de anis. Um momento bem grego, eu diria...



PRECISEI COBRIR AS PERNOCAS...















     A nossa rápida passagem por algumas ilhas gregas serviu apenas como amostra de todas as maravilhas que a Grécia possui. Seu mar é deslumbrante! Sua alimentação é a melhor que já provei, saborosa e saudável; eles comem tudo que eu gosto de comer! A preservação da história e a sustentabilidade com o turismo é um exemplo pra toda a humanidade!



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

APARECIDA E EU - PARTE 1- FÉ E EMOÇÃO - SÃO PAULO - ISSO É BRASIL!!!

CRUZEIRO MSC - ARMONIA

CUBA – VISITANDO A ILHA REVOLUCIONÁRIA DO CARIBE