APARADOS DA SERRA - CAMBARÁ DO SUL - RIO GRANDE DO SUL - ISSO É BRASIL!!!

CAMBARÁ DO SUL – RIO GRANDE DO SUL – ISSO É BRASIL!!!
JANEIRO/2017



         Em janeiro de 2017, me juntei com as Aventureiras: Ana Maria, Edna e Rita para emendarmos a viagem à Colômbia a uma outra viagem para o sul. Claro que nos programamos e começamos a pagar os vôos e passeios com bastante antecedência... Conosco se juntaram a Ilma, Liliane e Lucas. Fechamos com a agência local de Cambará do Sul - “Agência da Colina” nossos passeios, transfer e hospedagem. Eles sugeriram o pacote “Integração”, que era mais abrangente e completo. Pagamos R$ 1.280, 00 pelo pacote terrestre e compramos as passagens aéreas para Porto Alegre/RS.

          Dia 21 de janeiro (sábado) embarcamos em Congonhas, no vôo TAM 3059 às 7h25 com destino em Porto Alegre/RS. Por volta das 9h15 desembarcamos em Porto Alegre e seguimos com nosso transfer por cerca de três horas até Cambará do Sul, na ‘Pousada Brisa dos Canyons’ (Rua Joaquim Pereira, 721, centro de Cambará). Almoçamos uma comida típica gaúcha no restaurante ‘Costaneira’, nos acomodamos e descansamos o restante da tarde.

DA ESQ.: EU, ANA MARIA, EDNA, ILMA, RITA, LUCAS E LILIANE


VÔO PARA PORTO ALEGRE




TRANSFER PARA CAMBARÁ DO SUL


POUSADA BRISA DOS CÂNIONS










          Dia 22 às 9h saímos com nosso transfer para visitar o Canyon Itaimbezinho. Caminhamos pouco, pois esse roteiro era mais voltado à contemplação do local. O Cânion Itaimbezinho é espetacular e faz parte do Parque Nacional de Aparados da Serra; tem 6 km de extensão a cerca de 720 metros de profundidade.















          Percorremos a mais visitada das trilhas, a Trilha Vértice, com um percurso curto; através dela pode-se conhecer a beira do Cânion do Itaimbezinho. É uma trilha de 2 km muito tranquila; por ela passamos por alguns mirantes encantadores, como o mirante da Cachoeira Véu de Noiva e o mirante para a Cascata das Andorinhas, formada na escarpa do cânion onde o Rio Perdizes deságua. Também percorremos a Trilha do Cotovelo.













          O Parque Nacional de Aparados da Serra está localizado na Serra Geral, na divisa natural entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Ele foi criado em 1959 com o objetivo de preservar os ecossistemas da Mata Atlântica, das florestas de araucárias e do pampa gaúcho.

          Retornamos de lá às 13h45 para almoçarmos na cidade e saímos às 15h30 para o Lajeado das Margaridas, que fica a 12 km do centro de Cambará do Sul. Caminhamos pelos 2 km entre as trilhas e águas do recanto, que fica em propriedade particular. O lajeado é formado pelas águas do Rio Camisas.  Uma beleza incrível! Por volta das 18 horas retornamos à pousada.











         Dia 23 nosso transfer nos levou às 9h para o Canyon da Fortaleza, localizado no Parque Nacional da Serra Geral. Esse é o cânion mais imponente da região; seus paredões atingem 900 metros de altura e se estendem por mais de 7 km. Percorremos a Trilha do Mirante, com 3 km e 800 metros de subida. As paisagens são de tirar o fôlego. Assim como o Cânion Itaimbezinho, o Cânion Fortaleza também tem a parte superior do planalto localizada no Rio Grande do Sul e suas bordas representando a divisa com o estado de Santa Catarina.

























          Durante nossa caminhada pudemos avistar a Pedra do Segredo, um bloco de rocha de 5 metros de altura, que pesa 30 toneladas e que está equilibrada numa base de apenas 50 centímetros (eis o mistério...). Caminhamos pelas encostas da Cachoeira Tigre Preto.




















          O Parque Nacional da Serra Geral foi criado em 1992, seu território faz limite com Aparados da Serra, formando um ecossistema de rara beleza e importante área de biodiversidade destinada a fins científicos, culturais e recreativos.

        Retornamos às 14 horas para o almoço e saímos às 17 horas para visitação ao “Sabores da Querência”; no ‘Sítio Querência Macanuda’, que significa lugar querido, amado e bonito, localizado em Cambará do Sul. Tivemos a oportunidade de degustar antepastos de berinjela, abobrinha e pimentão, geleias gourmet de ervas aromáticas e condimentos, além de algumas feitas com frutas inteiras, como mirtilo e bergamota. Gostei deste momento de relaxamento... Retornamos à pousada às 19 horas. Fazia frio à noite em Cambará. Uma delícia!






          Dia 24 nosso transfer nos levou para o Circuito das Águas, às 9 horas. Fizemos o passeio em um veículo 4X4. Foi bem interessante, pois atravessamos o rio neste veículo... Realmente dá a impressão que vamos boiar, mas conseguimos atravessar... Rsrs... Nossa primeira parada belíssima foi no ‘Passo da Ilha’, que faz parte do Parque Estadual do Tainhas. Esse local é uma das travessias no rio Tainhas, em São Francisco de Paula. O veículo entra no rio e para bem no meio. A cena é inesquecível...














          Nossa segunda parada foi no ‘Passo do S’, um trecho mais largo do Rio Tainhas, que fica em Jaquirana, local que não tem pontes para atravessar... Caminhamos alguns metros pelo pasto até chegarmos à Cachoeira do Passo do S, lindíssima paisagem!



          Finalizamos o roteiro na ‘Cachoeira dos Venâncios’, formada pelo Rio Camisas e localizada em uma propriedade particular. A caminhada é tranquila e curta até as quatro quedas; sendo a primeira a mais chamativa. Lembro que estava seguindo o guia, entre as quedas e poços naturais da cachoeira, com sempre faço nas trilhas, pisando exatamente onde ele pisava... Quando ele de repente caiu em um dos poços, foi escorregando até parar no final de uma das quedas d’água... E eu quase fui atrás dele... Mas ao perceber que ele estava caindo fiquei sem reação, nem consegui segurá-lo. Coitado... Se molhou inteiro, sem querer... Ficou sem graça... Mas, essas coisas acontecem...  











  

          Retornamos deste passeio às 14 horas, tivemos uma hora para fazer check-out e arrumar nossas bagagens. Saímos às 15 horas com destino a São José dos Ausentes, considerado o ponto mais alto e frio do Rio Grande do Sul.

         Chegamos na ‘Pousada Fazenda Potreirinhos’ (Estrada Fazenda Potreirinhos, distrito Silveiras), nossa hospedagem, às 19 horas; nos acomodamos e jantamos uma deliciosa refeição gaúcha feita no fogão à lenha. Adoro esse clima de fazenda, além de tudo encontrei vários filhotes de cachorro no quintal e fiquei brincando com eles, muito fofos...

























          Os horários de saída para os passeios com essa agência eram muito bons, pudemos dormir e tomar café da manhã tranquilamente. Além disso, tínhamos tempo pra almoçar na cidade entre um passeio e outro.

          São José dos Ausentes está localizada nos Campos de Cima da Serra, região formada por campos de altitude, matas de araucárias, rios, cachoeiras e os mais belos cânions do sul do Brasil. Essa região possui muitas histórias, entre as quais essa que explica a origem do nome do local: durante o século XVIII, por duas vezes, proprietários de grandes sesmarias morreram sem deixar herdeiros, levando a “juízo de ausentes”. Os Caminhos dos Tropeiros, rotas que ligavam o sul do Brasil a Sorocaba tropeando mulas de carga, passavam pela região, contribuindo muito no desenvolvimento do local.

          Dia 25 não conseguimos fazer o passeio para o Canyon Montenegro, pois o céu estava muito encoberto; um motivo pra retornarmos num futuro próximo, disse a dona da Pousada, muito simpática. Fizemos os passeios ao ‘Desnível dos Rios’ e ao ‘Cachoeirão dos Rodrigues’. Um lindo doguinho Golden Retriever nos acompanhou durante toda a trilha, até na travessia do rio... Lindeza!!!
























          O ‘Desnível dos Rios’ é um local onde os Rios Silveira e Divisa correm em paralelo, com uma diferença de 18 metros de altura. Eles são separados por paredões de rochas. Nas cheias, as águas de um dos rios chegam até o outro em forma de corredeiras ou pequenas cachoeiras.

          Almoçamos na fazenda. Comidinha caseira, fresquinha, feita no fogão a lenha... Hummm... Curtimos a tarde por lá e às 16 horas seguimos para Porto Alegre.

          Chegamos na nossa hospedagem por volta das 19 horas, no ‘Hotel Express Aeroporto’. Apenas pernoitamos, pois saímos de madrugada para o aeroporto. Às 5h58 embarcamos no vôo TAM 3050 com destino a São Paulo. Com certeza, pra quem mora em Diadema, embarcar em Congonhas é muito mais cômodo.









          Em um passeio relativamente rápido, pudemos conhecer algumas belezas dessas tão famosas serras catarinenses e gaúchas.



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

APARECIDA E EU - PARTE 1- FÉ E EMOÇÃO - SÃO PAULO - ISSO É BRASIL!!!

CRUZEIRO MSC - ARMONIA

CUBA – VISITANDO A ILHA REVOLUCIONÁRIA DO CARIBE