TRAVESSIA DO RANCHO CAÍDO
TRAVESSIA DO RANCHO CAÍDOPARQUE NACIONAL DO ITATIAIAAGOSTO/2022
Em junho de 2022 eu mal tinha acabado de comprar meus equipamentos de trekking, e a Tita me chamou pra uma travessia. Eu nem havia feito Petro - Tere ainda (que estava marcada pra julho)... Estava com um medaço da minha primeira travessia... E logo fui combinando uma segunda pra agosto... Tita me deu a maior força, me incentivou, acreditou em mim, porque nem eu mesma acreditava que conseguiria... Rsrsrs... Além disso, ela disse que a travessia do Rancho Caído seria mais tranquila do que Petro - Tere... E ela, como boa montanhista, sabe dessas coisas... Enfim... Seja o que Deus quiser!!!
Nosso objetivo era comemorar o aniversário da Tita na montanha, do jeito que ela mais gosta! Fomos com o guia de montanha Robson e investimos R$ 1.130,00 nessa aventura, incluindo o transporte do metrô Jabaquara até o Parque Nacional do Itatiaia, uma noite de hospedagem num hostel em Itamonte, o guia de montanha, café da manhã e jantar. Ah, é claro, uma noite de "hospedagem" no camping chamado Rancho Caído, que dá o nome a essa travessia muito bonita. O Robson (guia) também levou um assistente, o Leandro, que também foi responsável pelo transporte do único shit tube do grupo. Sim, compartilhamos o objeto, mas ninguém se atreveu a usá-lo (e isso garantiu muitas risadas do grupo), pois a pressão era grande. Rsrsrs...
Além dos guias, nosso grupo de aventureiros era formado por mim, a Tita, a Clotilde, o Maurício e a Natieli, todos amigos em comum da Tita. Gente boa, animada e do bem.
Nos encontramos no Jabaquara, às 21 horas do dia 19 de agosto e seguimos no veículo até o hostel na região de Itamonte, onde descansamos por algumas horas.
No dia seguinte, logo cedo, partimos pra parte alta do Parque Nacional do Itatiaia, o primeiro parque nacional do Brasil. Deixamos o carro no estacionamento do abrigo Rebouças (ele seria retirado de lá por um motorista contratado pelo guia, que faria nosso resgate em Maromba) e seguimos para nossa caminhada. Ajeitamos nossas cargueiras e começamos nossa travessia de dois dias e uma noite na natureza exuberante do Itatiaia. O total desse trekking é 18 km, divididos em dois dias, sendo 10 km no primeiro dia e os outros 8 km no segundo dia. Os caminhos são variados entre subidas e terreno plano, com algumas descidas.
Durante o caminho, fizemos algumas paradas para lanche e banho na Cachoeira Aiuruoca. É uma bela travessia. Não há abrigos, nem banheiro, ou seja, nada de banho de chuveiro, ou você aproveita as águas geladas da cachoeira pra se banhar ou tem que se resolver com lenços umedecidos.
Chegamos no Rancho Caído no final da tarde, montamos nossas barracas, pegamos água e jantamos uma comidinha caseira feita pelo nosso guia Robson (que aliás não estava bem de saúde mas guiou o grupo por todo o passeio, mesmo adoentado). Observamos o céu estrelado maravilhoso da montanha! Deixei um saquinho de lanche do lado de fora da minha barraca na tentativa de atrair o sr. lobo guará e quem sabe encontrá-lo na madrugada, mas ele não veio me visitar... De manhã o saquinho estava intacto, assim como o shit tube coletivo da galera. Rsrsrs...
No dia 21 bem cedo, tomamos um café da manhã preparado pelo guia, desmontamos o acampamento e seguimos para a trilha final até a vila de Maromba. Bela travessia! Belos lugares!
Na vila fomos resgatados pelo motorista com nosso veículo, almoçamos uma comidinha deliciosa e eu paguei R$ 10,00 por um banho no camping. Seguimos para São Paulo muito satisfeitos com nosso desempenho nessa caminhada. Eu que nunca havia feito uma travessia, concluía minha segunda no mesmo ano! Acho que estou de parabéns!!! 😆😆😆
Comentários
Postar um comentário