TERRA RONCA PARTE 2

PARQUE ESTADUAL DE TERRA RONCA - PARTE 2
ABRIL/2022



          CONTINUANDO NOSSA AVENTURA POR TERRA RONCA...

CAVERNA SÃO BERNARDO

        Dia 22 de abril acordamos bem cedo para visitarmos a Caverna São Bernardo. A van nos deixou no início da trilha. Percorremos cerca de 4 km até a caverna. A entrada da Caverna São Bernardo é acessada por uma depressão formada pela infiltração de água ou pelo desmoronamento do teto da caverna (fenômeno conhecido como dolina), uma entrada bem íngreme. Demoramos bastante para acessá-la com todo o grupo. 

          A partir do fundo, começamos o aquatrekking pela linda caverna, que na verdade, é um sistema de três cavernas (mas só visitamos uma delas). No interior dessa belezinha da região se encontram os rios São Bernardo e Palmeiras. E praticamente todo o percurso de cerca de 700 metros, é bem molhado. Mas vale a pena! São Bernardo é maravilhosa! Os salões da caverna são cobertos por estalactites  e estalagmites; com destaque para o Salão das Pérolas, que tem formações rochosas que parecem ter sido esculpidas em forma de pérola. São espeleotemas raros e precisam de muita atenção no manejo.










PÉROLAS



















          Uma dica muito importante e eu diria até mesmo, vital: SEMPRE USE CAPACETE em visitas à cavernas!!! Sua vida pode depender disso. Minha amiga Edna caiu num dos salões desta caverna e só não se feriu gravemente pois estava usando capacete; pois ela bateu a cabeça com força nas formações rochosas, tanto que seu capacete ficou até ralado...

          Após nossa visita a essa maravilha, tomamos um banho refrescante na Cachoeira São Bernardo, próxima a sua caverna xará.



CAVERNA TERRA RONCA 1

          Em nosso último dia de aventura, visitamos a Caverna Terra Ronca I, cuja entrada ficava bem próxima da nossa pousada. Essa é a caverna mais famosa do parque; sua entrada (boca) tem 96 metros de altura e 120 metros de largura. É imensa!!! Na sua entrada há um altar, onde acontece todo ano, dia 06 de agosto, a Festa do Bom Jesus da Lapa. Essa é a caverna mais visitada do parque. Ela é formada por rochas dolomíticas, uma espécie de rocha sedimentar e calcário. Seu interior tem grandes salões adornados com estalactites e estalagmites, flores de cálcio, pérolas de calcário, travertinos, entre outras formações cársticas. Um dos destaques é o Salão dos Namorados, que tem grandes rochas e formações que parecem ter sido feitas de porcelana. 


























          Os guias do parque têm um diferencial: durante a visita eles fazem um verdadeiro show de luzes e cores no interior da caverna, usando suas lanternas e alguns sacos plásticos coloridos. Produzem efeitos que mexem com a imaginação do visitante. Podemos imaginar vários desenhos, histórias e ver formas variadas durante a visita. E incrível como os guias se locomovem dentro da caverna, na completa escuridão, para iluminar os diferentes pontos de interesse! Muito treino e boa vontade!!!

          Após nossa visita, fizemos um rapel na boca da Caverna Terra Ronca I. Eu não ía descer, porque custava R$ 150, mas quando vi o tamanho daquela entrada, resolvi encarar. E foi maravilhoso!!! É muito alto!!! A sensação de leveza e de ser muito pequena ao ficar pendurada no meio da entrada gigante é indescritível! Adorei!!!












          Para terminar nosso passeio tomamos um banho delicioso na Cachoeira das Palmeiras, ali perto da pousada também.








          Comemoramos nossa aventura com uma fogueira na pousada nesta última noite.









          Dia 24 de abril seguimos em nosso micro ônibus até Brasília. O pneu do veículo furou no meio da estrada e precisamos esperar a troca numa pequena vila no meio do caminho. Estava bem quente... Por sorte, conseguiram resolver o problema e chegamos em Brasília em tempo. Às 20h40 embarcamos em Brasília e chegamos em Guarulhos/SP às 22h25. 




          Um sonho realizado conhecer Terra Ronca!!!

🌜🌜🌜🌜🌜

LENDAS DO LUGAR...

         Uma história lendária relata que a Caverna Terra Ronca I serviu, no ano de 1925, como esconderijo de parte da população, assustada, quando da passagem pela região da Coluna Prestes (1924-1927), o movimento político-militar. A Caverna São Bernardo, por sua vez, acolheu militantes de esquerda, procurados pela ditadura no final dos anos 1960. Sobrevivem os restos de um fogão improvisado, construído por eles.

🌜🌜🌜🌜🌜

ROTEIRO RESUMIDO TERRA RONCA (TRILHAS E VIAGENS):

DIA 1 - EMBARQUE SP - BRASÍLIA; TRANSFER PARA SÃO DOMINGOS

DIA 2 - POUSADA ALTO DA LAPA (CHECK-IN); CAVERNA ANGÉLICA; MIRANTE DAS SERRAS GERAIS; PRAINHA

DIA 3 - CAVERNA TERRA RONCA 2 AQUATREKKING

DIA 4 - CAVERNA SÃO BERNARDO - AQUATREKKING; CACHOEIRA SÃO BERNARDO

DIA 5 - CAVERNA TERRA RONCA 1 - AQUATREKKING; RAPEL NA ENTRADA DA CAVERNA; CACHOEIRA DAS PALMEIRAS

DIA 6 - CHECK-OUT POUSADA ALTO DA LAPA; TRANSFER PARA BRASÍLIA; EMBARQUE BRASÍLIA - SP

CAVERNA SÃO BERNARDO


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APARECIDA E EU - PARTE 1- FÉ E EMOÇÃO - SÃO PAULO - ISSO É BRASIL!!!

CRUZEIRO MSC - ARMONIA

CUBA – VISITANDO A ILHA REVOLUCIONÁRIA DO CARIBE