CAVERNAS TOP 10 - MINHAS PREFERIDAS... - NAS POSTAGENS DESSES CINCO ANOS DO BLOG
ARTIGO COMEMORATIVO - CINCO ANOS DE BLOG (PRIMEIRO QUINQUÊNIO DO BLOG 😂😂😂😂😂)
MINHAS CAVERNAS PREFERIDASEU 💗 CAVERNASCAVERNAS TOP 10
CAVERNA
Caverna (do latim "cavus" = buraco) é qualquer cavidade natural em rocha, com dimensões que permitam acesso a seres humanos. Pode ser de vários tipos, conforme sua topografia, comprimento e forma.
A espeleologia estuda as cavernas.
As cavernas podem variar amplamente em tamanho e são formadas por vários processos geológicos que podem envolver uma combinação de processos químicos, erosão pela força da água, forças tectônicas, microorganismos, pressão e influências atmosféricas. A maioria das cavernas é formada em calcário (carbonato de cálcio) por dissolução.
🌜🌜🌜🌜🌜
Neste artigo apresento minhas dez cavernas brasileiras preferidas! As escolhas não envolvem questões científicas nem graus de dificuldade da trilha, mas sim meu olhar sobre cada uma delas, é um gosto pessoal! A minha número 1, favorita é a Temimina, no Núcleo Caboclos, do PETAR, que também é meu lugar favorito. Eu adoro cavernas pois elas são misteriosas, surpreendentes e desafiadoras!
CAVERNAS TOP 10!!!
1º LUGAR: CAVERNA TEMIMINA
É maravilhosa! Fica no Núcleo Caboclos, do PETAR (Parque Estadual e Turístico do Alto do Ribeira), na divisa entre Apiaí e Iporanga/SP, distante cerca de 75 km do Núcleo Santana. A trilha até a entrada da Temimina tem 6 km. É uma trilha relativamente tranquila, somente com alguns trechos íngremes ou outros em que caminhamos na beira de um paredão bem interessante. Logo no início da travessia dessa caverna, vemos a claraboia, que foi formada por um dolinamento – desabamento do teto – e tem vegetação natural que forma um verdadeiro jardim; uma das cenas mais lindas que já vi em minha vida! Além dessa lindeza de claraboia, há outra maravilha no interior dessa caverna: um espeleotema raro chamado chuveiro. Incrível! Tudo isso torna a Temimina a preferida do meu coração caverneiro.
2º LUGAR: CAVERNA TERRA RONCA 2
A Caverna Terra Ronca 2 é uma das mais conhecidas da região de São Domingos/GO, sede do Parque Estadual de Terra Ronca (PETER), tem uma entrada/boca de incríveis 120 metros de altura. Em seu interior encontramos estalactites e estalagmites enormes, colunas, ninhos de pérolas calcárias, travertinos e flores de aragonita, distribuídos em salões enormes com até 100 metros de altura. Ela também tem uma claraboia por onde entra a luz solar durante um pequeno período por dia, uma cena incrível!!!
3º LUGAR: CAVERNA MORRO PRETO
Ela fica no Núcleo Santana do PETAR, em São Paulo e possui cerca de 830 metros, com desnível de 61 metros, formado por grandes salões com diversos pontos caracterizados por desabamentos. Com um amplo pórtico de entrada com mais ou menos 15 metros de altura, a Caverna Morro preto possui um cenário muito diferente das demais cavernas do parque. Devido aos seus grandes salões, é possível observar a contraluz de um mirante interno da caverna a sua entrada magnífica.
4º LUGAR: CAVERNA DO DIABO
Tenho uma história afetiva com essa caverna, pois lá fiz meu TCC da faculdade de biologia. Além disso, o local é muito agradável e a população é muito acolhedora. A Caverna do Diabo fica no Parque Estadual de mesmo nome, antigamente chamado de Jacupiranga (PEJ), em Eldorado Paulista/SP. Ela é totalmente acessível aos diversos públicos. Tem passarelas, escadas, iluminação artificial que facilitam a visitação e permitem que todos possam ver como é uma caverna. Por isso ela está no meu top 10.
5º LUGAR: CAVERNA DE SANTANA
Está localizada no Núcleo Santana do PETAR/SP, em Iporanga. Ela é considerada um Sítio da Geodiversidade Relevância Nacional e tem cerca de 5 km de extensão, sendo 495 metros abertos à visitação do público, tendo o maior volume de visitas no parque. Seu principal atrativo é espeleológico, tendo como suas principais funções o enfoque educacional recreativo, turístico, de interesse estético e ecológico. Ela também tem passarelas e escadas que facilitam a visitação de todos os públicos. Isso é acessibilidade.
6º LUGAR: GRUTA DO LAGO AZUL
Localizada em Bonito/MS, ela é lindíssima! Tem um salão principal com um piso que se inclina para um lago subterrâneo com mais de 50 metros de comprimento. A entrada é circular, com cerca de 40 metros de diâmetro, que ilumina o lago com luz solar. À medida que vamos descendo, no fundo escuro se revela um lago com águas incrivelmente azuis. Lá foram encontrados fósseis de preguiças-gigantes, tatus e tigres-dentes-de-sabre.
7° LUGAR: CAVERNA TORRINHA
Está localizada na aldeia de Torrinha, a 15 km da cidade de Iraquara/BA, no interior da Área de Proteção Ambiental Marimbus-Iraquara, na Chapada Diamantina. Ela foi descoberta em 1850 e tem três rotas abertas para turistas, uma delas pode ser feita em 3 horas. É a caverna mais completa para apresentar raras formações rochosas de cavernas, com helictites, agulhas de gesso que se parecem com vidro e lagos subterrâneos, além da flor de aragonita, única no mundo.
8º LUGAR: CAVERNA ANGÉLICA
Ela fica no Parque Estadual de Terra Ronca/GO. Angélica tem 17 km de extensão com cerca de dez salões majestosos, repletos de estalactites e estalagmites. Os destaque são o Salão dos Canudos e o Salão das Cortinas. Nela tudo é enorme, como em todas as cavernas da região.
9º LUGAR: GRUTA DE MAQUINÉ
A Gruta de Maquiné - Monumento Natural Estadual Peter Lund - localiza-se em Cordisburgo/MG, foi descoberta em 1925 pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné e a partir de 1834 ela foi explorada cientificamente pelo naturalista dinamarquês Peter Lund. Ela é considerada o berço da paleontologia brasileira. A gruta possui cerca de 650 metros de galerias e sete salões explorados e preparados com iluminação e passarelas.
10º LUGAR: GRUTA LAPA DOCE
A Lapa Doce é um sistema de cavernas localizado na Área de Proteção Ambiental Marimbus-Iraquara, na Chapada Diamantina, sendo composta por duas grutas: Lapa Doce I e Lapa Doce II, medindo um total de 16400 metros. Apenas a Lapa Doce I é aberta à visitação, seu acesso é através de uma dolina, passando-se por uma galeria com 1,5 km até a próxima dolina, quando o terreno fica mais acidentado e é feito o retorno; nela a largura máxima da galeria principal atinge 60 metros de largura por 25 metros de altura. Também tem grandes dimensões, o que me impressionou nessa bela caverna.
EU 💗 CAVERNAS
Comentários
Postar um comentário