BELEZAS DA PARAÍBA – ISSO É BRASIL!!!

 

CONHECENDO O LITORAL PARAIBANO – JOÃO PESSOA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

Janeiro/2006

PRAIA DA ARAPUCA VISTA DE TAMBABA


     Nas férias de janeiro de 2006, as meninas me chamaram pra viajar novamente, eu aceitei porque gostei delas. Escolhemos um pacote para JOÃO PESSOA/Paraíba (2746 km), afinal, elas já tinham ido pros outros destinos do nordeste e para mim, tudo era novidade; essa coisa de fechar um pacote e ir pagando as parcelas sem estresse era algo novo em minha vida. Viajamos entre os dias 14 e 21 de janeiro, com a TAM; embarcamos em Guarulhos, no vôo 9808 às 14:50 e pousamos no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto – João Pessoa.


AEROPORTO DE CONGONHAS E VÔO PARA JOÃO PESSOA


IGATU PRAIA HOTEL


     Na capital paraibana, nos hospedamos no Igatu Praia Hotel, localizado na Avenida do Cabo Branco, 1984, Cabo Branco; e nosso grupo era formado por: Imaculada, João, Ilminha, Ana Maria, Val e eu. Fechamos os passeios com a Luck Receptivo.

     João Pessoa foi fundada em 1585 e é considerada a terceira cidade mais antiga do Brasil, além de ser conhecida como “Porta do Sol”, lugar onde o sol nasce primeiro no continente americano (sim, a cidade está localizada na porção mais oriental das Américas e do Brasil).

RIO PARAÍBA





     Durante o City Tour, conhecemos o Centro Cultural de São Francisco, as praias de Tambaú, Manaíra e Cabo Branco, onde está o Farol do Cabo Branco com vista para a Ponta do Seixas – o ponto mais oriental das Américas, com uma paisagem linda. Também visitamos o Parque Sólon Lucena, a Praça dos Três Poderes, a Catedral, o Mosteiro de São Bento e a Igreja Nossa Senhora do Carmo.   

DA ESQ.: ANA MARIA, VAL, EU, ILMA, IMACULADA E JOÃO



EXTREMO ORIENTAL DAS AMÉRICAS





 

     Depois, visitamos a Fundação Fortaleza de Santa Catarina, do século XVI, em Cabedelo, um interessante passeio cultural; avistamos o porto da cidade e o Marco Zero da Transamazônica – BR 320, que liga Cabedelo ao município de Lábrea, no Amazonas.






Passamos pelas praias do BessaTambaúManaíraCamboinhaFormosa e Intermares, que tem um projeto com tartarugas marinhas, já que elas desovam nesta praia.




     Passeamos de escuna pelo Rio Paraíba, seguimos até a foz, visitamos as ilhas do Sturt e das Andorinhas, a Praia do Forte Velho e terminamos o dia contemplando o pôr-do-sol na Praia do Jacaré ao som do bolero de Ravel, tocado pelo Jurandy do Sax (bacana, a escuna pára em frente aos bares sobre palafitas e S. Jurandy sai tocando saxofone em cima de um barquinho, enquanto o sol vai se pondo, essa apresentação é um verdadeiro evento na capital, se tornou muito famosa).




     
Visitamos o 3º Salão de Artesanato da Paraíba, no Jangada Clube, em Cabo Branco. Também assistimos as apresentações folclóricas, com cangaceiros e forró da Noite do Turista, bem legal.



     E conhecemos as praias mais legais da região – na minha opinião, do litoral sul, no município de Conde: Jacumã, Tabatinga, Coqueirinho e Tambaba (com um trecho restrito para naturismo, com nudismo obrigatório para entrada, onde João quería muito entrar e tentou convencer a namorada Imaculada a entrar com ele e depois as meninas, mas não teve sucesso, a Imaculada deu uma bronca nele... Coitado, ficou tão sem graça... Rsrsrs... Acho que ele não tinha coragem de entrar sozinho).









     Do tupi Tambaba significa “restos de concha”. O naturismo na praia é gerido pela Associação Tambaba Nua, que organiza uma série de normas de conduta ética para garantir um padrão de comportamento na praia. As regras incluem proibição de filmagens ou fotografia sem autorização, a obrigação de nudez total para entrar no local, proibição de qualquer comportamento ou prática sexual e proibição ao uso de drogas. Esses itens são do Código de Ética Naturista.





     João Pessoa, linda cidade, com praias maravilhosas... Paradisíacas... As praias mais lindas que visitei em minha vida.

     Fizemos um passeio de catamarã até a formação de recifes de corais e piscinas naturais de Picãozinho, localizado a 1500 m da praia de Tambaú – mais ou menos 15 minutos de trajeto. Para embarcarmos, entramos no Hotel Tambaú, chiquérrimo, pois o passeio saía de lá. Durante a maré baixa, uma grande parte do recife fica exposta e a visão é linda. Não se pode caminhar sobre os recifes. A palavra Picãozinho se refere aos “picos” de corais, comuns no recife.





JOÃO PESSOA VISTA DO PICÃOZINHO


     Aproveitamos a proximidade geográfica entre Paraíba e Pernambuco para visitarmos em dois dias alguns pontos turísticos de Pernambuco (escreverei outro artigo sobre essa experiência); e retornamos para São Paulo dia 21 no vôo 9809; às 17:35.


LEMBRANÇA DA PARAÍBA


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

APARECIDA E EU - PARTE 1- FÉ E EMOÇÃO - SÃO PAULO - ISSO É BRASIL!!!

CRUZEIRO MSC - ARMONIA

CUBA – VISITANDO A ILHA REVOLUCIONÁRIA DO CARIBE