DUAS PASSADINHAS EM PERNAMBUCO - ISSO É BRASIL!!!

 

VISITINHA RÁPIDA A PERNAMBUCO - RECIFE, OLINDA E ITAMARACÁ

Janeiro/2006



     De João Pessoa, aproveitamos para emendar algumas visitas a PERNAMBUCO (123 km), estado vizinho, com atrativos muito próximos.

     Então visitamos Igarassu, que abriga, segundo o IPHAN, o templo católico mais antigo do país: a Igreja de São Cosme e Damião.



     De lá, conhecemos a Ilha de Itamaracá, onde visitamos o Centro Peixe-Boi (Centro Nacional de Conservação e Manejo de Sirênios) criado em 1990 pelo IBAMA. Lá pude fotografar os bichos de pertinho, eles estavam tomando água numa torneirinha no tanque, umas graças, tão gordinhos e enormes, lindos. Também assistimos um vídeo educativo sobre o projeto.





     O peixe-boi-marinho (Trichechus manatus), ou manati, manatim, manaí e vaca-marinha é o mamífero aquático mais ameaçado do Brasil. Ele chega a medir até 4 metros de comprimento e é muito dócil.




     Também observamos o Forte Orange, construído em 1631 pelos holandeses e beleza arquitetônica da ilha.

     Itamaracá do tupi significa “pedra que canta”. A ilha é conhecida por ser o berço de uma das danças mais conhecidas em Pernambuco, a ciranda – caracterizada pela formação de uma grande roda com pessoas com mãos dadas cantando um ritmo lento e repetitivo; essa dança foi criada pelas esposas dos pescadores, que distraiam com esses movimentos enquanto esperavam seus maridos voltarem do mar.

Ciranda de Lia (Lia de Itamaracá): “Eu sou Lia da beira do mar/Morena queimada do sal e do sol/Da Ilha de Itamaracá/Quem conhece a Ilha de Itamaracá/Nas noites de Lia/Prateando o mar/Eu me chamo Lia e vivo por lá/Cirandando a vida na beira do mar/Cirandando a vida na beira do mar/Vejo o firmamento, vejo o mar sem fim/E a natureza ao redor de mim/Me criei cantando/Entre o céu e o mar/Nas praias da Ilha de Itamaracá/Nas praias da Ilha de Itamaracá. (composição Paulinho da Viola) 

 

     Da ilha, pegamos uma lancha até a Ilhota Coroa do Avião, um importante ponto de pesquisa de aves migratórias, totalmente sem infra-estrutura para turismo, bem natural (quando usei o banheiro, saiu um caranguejo do vaso sanitário, coitado do bicho...). A ilhota tem aproximadamente 560 m de extensão e 80 m de largura, é basicamente um banco de areia (croa) coberto de vegetação e até a década de 1970, era um banco de areia que emergia apenas na maré baixa; com o acúmulo constante de sedimentos arenosos trazidos pelo mar e pelo canal de Santa Cruz a ilhota se estabilizou, a vegetação cresceu e as pessoa se estabeleceram. O local abriga a Estação de Estudos sobre Aves Migratórias e Recursos Ambientais (EARA), sob responsabilidade da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Na ilhota pousam diversas espécies de gaivotas e maçaricos migratórios e o objetivo principal da estação é estudar para conservar os recursos ambientais costeiros do estado.


ILHOTA COROA DO AVIÃO


     Em Pernambuco, conhecemos também o centro histórico de RECIFE, as ladeiras e belezas de OLINDA (6,8 km), além de uma apresentação de frevo em plena rua.

     Recife é formada por ilhas, penínsulas e manguezais e é a mais antiga capital estadual do Brasil, surgiu como Ribeira de Mar dos Arrecifes dos Navios em 1537. A cidade é conhecida como “Veneza brasileira”.

     Olinda foi fundada em 1535 e é a mais antiga entre as cidades brasileiras declaradas Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO. Diz a lenda popular que o nome da cidade se originou numa fala de um fidalgo português Duarte Coelho: “Oh, linda situação para se construir uma vila!” A cidade é um dos mais importantes centros culturais do Brasil, por seu patrimônio histórico e pelo Carnaval Recife-Olinda ao som do frevo, maracatu e ao embalo dos seus bonecos gigantes.



OLINDA




     Finalizamos o passeio rápido por Pernambuco almoçando na Praia de Boa Viagem, que tinha placas de alerta sobre ataques de tubarão e esculturas do bicho em areia. Foi muito bom conhecer alguns pontos importantes de dois estados tão ricos culturalmente, pretendo visitar ambos novamente.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARCEIROS DE AVENTURA NAS POSTAGENS DESSES CINCO ANOS DO BLOG - PARTE 1

PARCEIROS DE AVENTURA NAS POSTAGENS DESSES CINCO ANOS DO BLOG - PARTE 2

PARCEIROS DE AVENTURA NAS POSTAGENS DESSES CINCO ANOS DO BLOG - PARTE 3