PANAMÁ - A PÁTRIA DO FAMOSO CANAL QUE DIVIDE UM CONTINENTE

 

CIDADE DO PANAMÁ – RÁPIDA VISITA A CAPITAL DO PANAMÁ
Janeiro/2016

 


     Deixamos nosso hotel em Santo Domingo, na República Dominicana dia 24 de janeiro, nosso transfer nos levou ao Aeroporto Internacional las Américas ‘Dr. José Francisco Peña Gómez’ (Ruta 66, salida del aeroporto, Punta Caucedo). Passamos pela imigração e embarcamos no vôo 788 das 8h da Copa Airlines. Chegamos na Cidade do Panamá, carimbamos nossos passaportes na imigração e pegamos um táxi até nosso hotel, o Novotel Panama City (Calle Jose I. Fabregas Y Thays De Pons, El Cangrejo). Um hotel bem estiloso, descobrimos que nosso cartão de acesso ao quarto só nos permitia descer no andar exato. Nem pudemos dar uma olhada no terraço.


VÔO SANTO DOMINGO - CIDADE DO PANAMÁ




BANDEIRA DO PANAMÁ


















     Seguimos para o grande marco do local, o famoso Canal do Panamá. Contratamos um guia por 35 dólares para nos levar até lá, incluindo um city tour. Para acessar o canal, na Estação Miraflores, pagamos um ingresso de 15 dólares e visitamos essa incrível obra da engenharia.







     O Canal do Panamá foi construído através de um pacto entre o Panamá e os Estados Unidos feito em 1903. A grande obra, que durou uma década, foi concluída em 1914 e gerenciada pelos EUA até 1999. A partir do meio dia de 31 de dezembro de 1999 o canal passou a ser plenamente administrado pela ‘Autoridad del Canal de Panamá’ (ACP). Com certeza, é um dos projetos de engenharia maiores e mais difíceis já realizados. O volume de material escavado foi quase quatro vezes maior do que o que foi projetado; muitos trabalhadores indianos morreram durante a construção.













     O canal funciona como um atalho marítimo para poupar distância, tempo e custo no transporte de vários bens. Ele tem 80 km de extensão e comunica o Oceano Atlântico e Pacífico num dos pontos mais estreitos do istmo do Panamá e do continente americano. Essa via se opera mediante três jogos de eclusas, de duas vias cada um, que servem como elevadores de água que sobem as embarcações ao nível do lago Gatún, a 26 metros sobre o nível do mar, para permitirem a passagem sobre a Cordilheira Central e depois baixá-los ao nível do mar ao outro lado do istmo. A água usada para a descida e subida das embarcações em cada série de eclusas é retirada do lago Gatún e é transportada nas eclusas através de um sistema de esgotos principais, que se estende por debaixo das câmaras das eclusas desde os muros laterais e o muro central.







     O Canal do Panamá foi declarado uma das sete maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade estado-unidense de engenheiros civis. Os navios pagam um pedágio para passar pelo canal, as tarifas são baseadas no tipo de navio, seu tamanho e o tipo de carga que carrega.

DA ESQ.: EDNA, RITA, ANA, ILMA E EU











     Durante nossa visita, tivemos a oportunidade de acompanhar a passagem de uma embarcação. Incrível mesmo a capacidade criadora humana!







     Após nossa visita ao canal, passamos pelo centro histórico da Cidade do Panamá, já estava anoitecendo e estávamos muito cansadas, mas deus pra perceber que a cidade merece mais tempo de visita. Quem sabe um dia, se eu tiver outra chance, faço um passeio maior por ali...

















     Em 25 de janeiro pegamos um transporte até o Aeroporto Internacional de Tocumen (Avenida Domingoz Díaz) e embarcamos no vôo 725 da Copa Airlines às 3h40. 



VÔO PANAMÁ - BRASIL






     O Panamá me fez pensar na enorme capacidade de transformação do ser humano e em como nossa interferência no meio ambiente pode nos afetar.  



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