VISITA A MARTINICA – FRANÇA

 

MARTINICA – A FLOR DO CARIBE
VISITA A MARTINICA – FRANÇA
Janeiro/2016



     Desembarcamos no porto Fort-de-France em Martinica dia 20 e contratamos um passeio por 40 euros. Nossa primeira visita foi a Basílica Montmartre de Balata, que é uma réplica da Sacre Coeur de Paris. Se localiza a 7 km de Fort-de-France, foi construída sob as ordens de Monsenhor Lequien em 1915 após a grande erupção de 1902 que destruiu a capital da ilha Sait-Pierre.















     Martinica (Martinique, em francês) é um departamento ultramarino insular francês. Em 1660 houve a “Expulsão Caribenha”, evento em que os nativos da ilha foram deportados pelos franceses. Enquanto foi colônia francesa, Martinica produziu cana de açúcar, café, rum e cacau. E utilizou o trabalho de africanos escravizados também.





PRODUTORA DE RUM




     A ilha, assim como o resto das Pequenas Antilhas, está sujeita a risco sísmico. Em 2007 houve um sismo de magnitude 7,3. Também aconteceu uma grande erupção vulcânica no Monte Pelée em 1902.










     Visitamos as ruínas o Teatro Cachot de Cyparis, destruído com a erupção de 1902. Nosso transfer nos levou aos belos mirantes da ilha, de onde pudemos observar e fotografar o verdadeiro mar do Caribe. Lindas paisagens!!!



















BANDEIRA DE MARTINICA




     Enquanto visitamos a ilha, é praticamente impossível não se lembrar da marchinha de Emilinha Borba, “Chiquita Bacana”:

“Chiquita bacana lá da Martinica/Se veste com uma casca de banana nanica.../Não usa vestido, não usa calção/Inverno pra ela é pleno verão/Existencialista com toda razão/Só faz o que manda o seu coração.”

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

APARECIDA E EU - PARTE 1- FÉ E EMOÇÃO - SÃO PAULO - ISSO É BRASIL!!!

CRUZEIRO MSC - ARMONIA

CUBA – VISITANDO A ILHA REVOLUCIONÁRIA DO CARIBE