NAZCA - VISITANDO AS MISTERIOSAS LINHAS DO DESERTO PERUANO

 NAZCA - PERU
Nazca - visitando as misteriosas linhas no deserto peruano (e uma paradinha em Lima)
JULHO/2018

ARANHA, DE NAZCA


          Dia 17 de julho, nosso transfer nos levou até o Aeroporto de Havana, embarcamos no vôo 959 da Avianca às 16h10, com destino a Lima, no Peru. Desembarcamos no ‘Aeroporto Internacional Jorge Chávez’ de Lima, no Peru às 20h30 do mesmo dia. Passamos pela imigração, pegamos nossas bagagens e nos encontramos com nosso receptivo local “Lima Condor Travel”, que nos levou até nosso hotel, ‘Faraona Grand Hotel’ (Calle Manuel Bonilla, 185).

EMBARQUE EM HAVANA/CUBA

VÔO HAVANA - LIMA



DESEMBARQUE EM LIMA/PERU



FARAONA GRAND HOTEL EM LIMA/PERU






          Dia 18, saímos de madrugada do hotel e pegamos um transfer de cerca de seis horas até Ica, no ‘Aerodromo Las Dunas de Ica’, para realizarmos um sonho e matarmos uma curiosidade antiga (desde que vimos o filme “Indiana Jones e a caveira de cristal”), ver com nossos olhos as Linhas de Nazca.


AERODROMO DE ICA


VÔO ICA - NAZCA










          Pegamos um ultraleve para sobrevoarmos as Linhas de Nazca. Do aeródromo até as linhas, levamos cerca de uma hora de vôo. Ao iniciarmos o sobrevôo, que dura 30 minutos, o piloto faz algumas acrobacias no ar, virando o avião de um lado para o outro, para que todos possam ver a paisagem... As reviravoltas são muito rápidas, e fiquei bastante enjoada, tonta e com mal estar... Nem consegui filmar todo o passeio... Só tinha forças para olhar pela janela do avião nos momentos que o guia avisava que as imagens estavam do meu lado... Olhava, fotografava rapidamente e abaixava a cabeça... Uma sensação horrível de tontura... Nem me lembrei de tomar um remédio pra enjôo... Ufa!!! Mas consegui ver as famosas linhas... Incrível como são bem traçadas! Não são simplesmente desenhos, são pura história e mistério! Foi sofrido, mas valeu a pena!








       A cidade de Nazca ou Nasca, localiza-se 450 km ao sul de Lima, capital do Peru.
   As famosas Linhas de Nazca atraem turistas de todo o mundo; elas são geóglifos compostos por linhas, formas geométricas e silhuetas que recobrem mais de 1000 km² no deserto. São figuras de dimensões enormes, que só podem ser vistas a partir do ar ou de um plano muito superior, feitas geralmente com rochas de cor diferente do terreno. Até hoje elas são um grande mistério para os arqueólogos, estudiosos e místicos em geral. As primeiras linhas de Nazca foram descobertas por Pedro Cieza de León em meados de 1553. O arqueólogo peruano Toribio Mejía Xesspe atravessou as linhas a pé em 1927.  As linhas e geóglifos foram estudadas inicialmente pelo arqueólogo Paul Kosok durante um sobrevoo pela região. A partir de então, muitos pesquisadores tentaram descobrir como as linhas foram feitas e o porquê de estarem ali. As linhas de Nazca foram declaradas Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1994.







          As representações de macacos, aranhas, répteis, peixes e pássaros foram datadas em aproximadamente 500 anos D.C. e não se apagaram devido ao clima seco, sem vento e estável da região. Para alguns pesquisadores, elas se tratam de um gigantesco calendário astronômico; para outros, elas seriam uma rede hidráulica, um local de rituais aos deuses ou até teriam sido feitas por alienígenas... Hipóteses e mais hipóteses, mas não há conclusões definitivas.



          A civilização pré-colombiana Nazca centralizou sua cultura na cidade de Cahuachi, considerada centro religioso e político. Eles foram grandes matemáticos e arquitetos, construíram pirâmides e grandes templos religiosos. Seu apogeu ocorreu entre os anos de 100 a.C. e 700 a.C. Os desenhos são enormes, com similaridades e proporções precisas. O maior desenho Nazca é o do pássaro, com quase 300 metros.

ANTES DO VÔO

DEPOIS DO VÔO - MUITO ENJÔO...


             No retorno do vôo, almoçamos uma refeição saborosa peruana e seguimos para a Lagoa Huacachina, conhecida com “O Oásis da América”, no meio das dunas do deserto de Ica. A lagoa tem água verde esmeralda, resultado do afloramento de correntes subterrâneas, em torno dela apareceu uma exuberante vegetação composta por palmeiras, eucaliptos e típicos guarangos, que servem para o descanso de aves migratórias.






LAGOA HUACACHINA





















          O passeio para Nazca e Huacachina custou cerca de 1600 reais, reservamos no Brasil e pagamos em (nem tão suaves) prestações.

        Em nosso último dia em Lima, fizemos um tour pela cidade nas proximidades do hotel que ficava no distrito muito charmoso de Miraflores. 


O PACÍFICO...



















     Encontramos uma cafeteria ‘Juan Valdéz’ e, claro, tomamos um café e comemos um bolo para aproveitar e cantar parabéns para a Edna, no dia do seu aniversário. 





       Em seguida, almoçamos uma típica refeição peruana acompanhada de uma chicha morada deliciosa, que é um refresco saudável feito com milho roxo – maiz morado – fervido com especiarias e frutas.






       Lima é a terceira maior cidade da América Latina, foi fundada pelo conquistador espanhol Francisco Pizarro, em 1535. Está localizada nas margens do Oceano Pacífico e é conhecida como a “Capital Gastronômica da América”, com sua comida crioula, chifas, cebicherias e pollerias.

          No começo da noite, nosso transfer nos levou até o aeroporto de Lima, para pegarmos nosso vôo Avianca 917 das 22 horas com destino a São Paulo. Desembarcamos em Guarulhos às 4h30 do dia 20 de julho muito felizes com mais uma aventura concluída com sucesso.

EMBARQUE EM LIMA


VÔO LIMA/GUARULHOS

💯💯💯💯💯

LAGOA HUACACHINA




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

APARECIDA E EU - PARTE 1- FÉ E EMOÇÃO - SÃO PAULO - ISSO É BRASIL!!!

CRUZEIRO MSC - ARMONIA

CUBA – VISITANDO A ILHA REVOLUCIONÁRIA DO CARIBE