TRILHA NÚCLEO CURUCUTU - SERRA DO MAR - SÃO PAULO - ISSO É BRASIL!!!
TRILHA NO NÚCLEO CURUCUTU E SÍTIO ORGÂNICOJUNHO/2021
Dia 26 de junho de 2021 combinei com a Edna um passeio com a agência 'Próximas Saídas' para o 'Núcleo Curucutu' do Parque Estadual da Serra do Mar. Pagamos R$ 180,00 pelo passeio, incluindo transporte, entrada no núcleo, guiamento e café da tarde no sítio.
O encontro com o grupo foi às 6h45 no metrô Vergueiro, daí seguimos por cerca de 70 km até a portaria do Núcleo Curucutu (Estrada da Bela Vista, 7090, Emburá do Alto). Nosso guia local nos recebeu, apresentou o local, nos orientou em um alongamento e iniciamos nossa trilha de mais ou menos 5 km até o Mirante.
O Núcleo Curucutu foi criado em 1977, juntamente com o Parque Estadual da Serra do Mar e abrange parte dos municípios de São Paulo, Itanhaém, Mongaguá e Juquitiba e tem sua origem na 'Fazenda Curucutu', produtora de carvão, adquirida pelo Estado em 1958 e transformada em Reserva Florestal. Nessa época o seu objetivo já era a preservação das nascentes e mananciais da região metropolitana de São Paulo, por meio dos rios Capivari, Monos e Embu Guaçu, que alimentam o reservatório Guarapiranga e o Sistema Mambu/Rio Branco, em Itanhaém. O núcleo abriga ecossistemas do bioma Mata Atlântica, em especial os campos nebulares (característicos da região por terem influência direta e frequente da neblina formada pela subida do ar pela Serra do Mar.
Essa região é protegida ainda pela APA Capivari-Monos e pela Lei de Proteção aos Mananciais. A origem do nome "curucutu" está associado à grande diversidade de corujas na região (elas até eram símbolo do local até 2014).
O dia estava tranquilo, com sol gostoso, céu azul. Conseguimos ver bem as belas paisagens da região. Até fizemos um lanche no mirante. O ambiente era agradável, a trilha foi fácil e o grupo era animado. Aproveitamos para dar uma passadinha numa bica dos caminhos do parque.
Almoçamos na 'Eco Pousada Silcol' (Estrada da Ponte Alta, 5005, Engenheiro Marsilac, São Paulo), uma refeição caseira por R$ 40,00.
Após o delicioso almoço, visitamos o 'Sítio Maravilha de Deus' (Rua Vitório Rassati, 305, Embura, Parelheiros), propriedade do casal Sr. Juarez e D. Fátima, que, ao comprarem a propriedade queriam cultivar hortaliças para consumo próprio, sem uso de agrotóxicos; hoje comercializam produtos, por meio da COOPERAPAS (Associação Agroecológica dos Produtores Rurais e de Água Limpa da Região Sul de São Paulo), além de cestas orgânicas e agroecológicas vendidas sob encomenda, com variedade de hortaliças, legumes, ervas medicinais e PANCs (plantas alimentícias não convencionais). O local é famoso na região por seus canteiros diferenciados, com manejo de cobertura morta e mudas variadas, tudo feito com muito capricho. Ele planta para que todos possam comer na natureza, pessoas e animais. "Aqui todo mundo come um pouquinho, a gente, a formiga, o passarinho..." (lindo e sábio ideal)
Fizemos uma caminhada pelo sítio, conhecendo o manejo da família e finalizamos com um bate papo e café colonial delicioso oferecido pelo casal com produtos do local.
Um passeio excelente, com muita aprendizagem! Um dia maravilhoso!
🍅🍆🍇🍈🍉🍊🍍🍎🍏🍒🍓
Até hoje não consegui completar meu passaporte 😃
ResponderExcluirNem eu... kkkk...
Excluir42 anos
ResponderExcluir