I LOVE "DIA" DIADEMA - SP - ISSO É BRASIL!!!
DIADEMA, MEU PORTO DE CHEGADA E PARTIDAMEU OLHAR SOBRE ESSA CIDADE QUERIDA
Eu não nasci em Diadema, mas sempre vivi nessa cidade paulista do Grande ABC. Estudei, trabalhei e escolhi Diadema para ser feliz, para ser meu porto de chegada e partida das minhas aventuras.
Após alguns meses de publicações de retrospectiva em comemoração aos cinco anos do blog, retorno com publicações inéditas. Para começar, neste artigo homenageio minha cidade do coração, minha amada "Dia", como a chamo carinhosamente e faço questão de citar em todas as minhas andanças pelo mundo! Sempre que me perguntam onde eu moro, eu digo: "Moro em Diadema, uma cidade da grande São Paulo!" Rsrsrs...
EU 💖 "DIA"!
DIADEMA = adorno de metal decorado, que era usado na cabeça de reis e rainhas; uma joia ou ornato em forma de meia coroa.
A cidade recebeu esse nome em referência à coroa da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição.
Aliás, a cidade nasceu no século XVII, quando os jesuítas portugueses saiam de São Vicente, no litoral paulista, com o objetivo de catequizar os indígenas, subiam a Serra do Mar e reuniram grandes lotes de terra na região que hoje é o centro de Diadema. Nesse local, foi construída uma casa feita de taipa conhecida como 'Casa Grande', nela havia a capela dedicada à Imaculada Conceição. Depois, Diadema passou a ser um trajeto por onde passavam tropeiros em direção à uma mina recém descoberta do Embu.
Diadema se tornou um município de São Paulo em 18 de fevereiro de 1953, pois antes era distrito de São Bernardo do Campo.
As primeiras eleições municipais ocorreram em 1959 e, em 10 de janeiro de 1960 o primeiro prefeito - Evandro Caiaffa Esquivel, tomou posse.
O lema da cidade é: "Floreat Diadema" (Floresça Diadema).
O relevo de Diadema é pouco plano e muito acidentado, formado por colinas e morros; fica muito difícil andar de bicicleta por aqui! Rsrsrs...
Diadema possui oficialmente duas cidades-irmãs: Santiago de Cuba, em Cuba e Okinawa, no Japão. (cidades-irmãs é uma iniciativa do Núcleo das Relações Internacionais, que busca a integração entre os municípios nacionais e estrangeiros, tal integração é firmada por meio de convênios de cooperação, que têm o objetivo de assegurar a manutenção da paz entre os povos, baseada na fraternidade, felicidade, amizade e respeito recíproco entre as nações.
ALGUNS LUGARES DE "DIA" E MOMENTOS MEUS:
Finalizo esta simples homenagem com o hino de Diadema, com letra de Francisco das Chagas Fonseca e música de Gilberto Gagliardi:
"Da atalaia de fé e trabalho/ que os de Anchieta cobriram de glória,/ numa "estrada" no chão de Ramalho,/ alvorece, Diadema, tua história./ De Martin a bravura e a nobreza,/ De Bernardo e de André o valor,/ são legados de honra e grandeza,/ de heroísmo, de arrojo e de amor./ (REFRÃO: Salve, flamante Diadema/ da Régia Terra Paulista!/ Seja "JUSTIÇA!" o teu lema,/ para a suprema conquista.)/ Caldeamento de raças gigantes:/ De nativas, valentes cortes,/ e de audazes, viris bandeirantes./ São teus filhos garbosos e fortes./ Aureolada de brio profundo,/ de Direito empunhando o bastão,/ esgrimiste o teu verbo facundo,/ na batalha da emancipação./ (REFRÃO)/ De um Natal sob a luz sobranceira/ que jamais da memória de extinga,/ despontaste, "Urbe Livre", e altaneira:/ "Flor dos Campos de Piratininga"./ "Que floresça Diadema!" - Eis o grito/ que reboou de recesso em recesso,/ e que te há de impelir ao infinito,/ abraçada à Verdade a ao Progresso./ (REFRÃO)/ Da "União" e da "Fé" traz as cores/ teu formoso e gentil Pavilhão/ e, a exaltar os teus dons e primores,/ fulge ao Sol, teu Sagrado Brasão./ Hás de sempre lutar, decidida,/ com denodo e soberbo perfil,/ por teu solo e tua gente querida/ por São Paulo e por nosso Brasil!"



















































Comentários
Postar um comentário