WORKSHOP INICIAÇÃO AO MONTANHISMO - DELFINÓPOLIS - MINAS GERAIS - ISSO É BRASIL!!!

WORKSHOP INICIAÇÃO AO MONTANHISMO - DELFINÓPOLIS - MG
JULHO/2022

A SERRA DA BABILÔNIA

     Esse workshop era parte do meu treinamento para a minha primeira travessia: "Petrópolis - Teresópolis". Inicialmente estava marcado para meados de maio, mas foi remarcado pela agência para o final do mês de julho, ou seja, após minha travessia... Que bom que a agência responsável pela travessia, a "Desbravarotas", me deu todo o apoio e orientações na compra de meu equipamento; meus amigos montanhistas também me orientaram, além de me encorajarem... 

     Para o workshop investi R$ 902,50; incluindo transporte de São Paulo, guia acompanhante, workshop e todas as refeições do fim de semana na montanha. A aventureira Edna topou esse desafio comigo.

     Segundo o descritivo da agência "Trilhas e Viagens": "O workshop Iniciação ao Montanhismo será ministrado em Delfinópolis/MG, acima dos 1300 metros de altitude, na Serra da Babilônia, que tem jeito de obstáculo inexpugnável por ser uma muralha de pedras escarpadas e íngremes patrulhada pelo voo de gaviões-carrapateiros, carcarás e outras aves de rapina. O trekking de iniciação ao montanhismo com workshop envolve os temas: camping, alimentação, primeiros socorros, técnicas e equipamentos. O objetivo é apresentar ao iniciante práticas do montanhismo e suas modalidades, através do trekking de 10 km ida e volta e camping, num dos mais belos cenários do cerrado brasileiro: A Serra da Canastra."



     Nos encontramos com o grupo do passeio dia 29 de julho, às 23h30 no metrô Vergueiro. Levamos cerca de  seis horas para chegarmos ao 'Hostel Pé da Serra', um alojamento de montanha que não é aberto ao público, só recebe os participantes desse evento. Por volta das 9h tomamos café da manhã, elaborado pelo dono da propriedade, que também é chef de cozinha e guia de montanha: Filipe Bermal. Ele também ministrou nosso workshop.

     Filipe também é socorrista Cruz Vermelha Internacional e foi um dos primeiros brasileiros a atravessar o Deserto do Atacama a pé e sozinho, são cerca de 450 km de trekking! Ou seja, ele é profissional. E resolveu unir a profissão de chef de cozinha ao montanhismo, oferecendo esse workshop.

KIT DE BOAS VINDAS 



     Recebemos uma apostila com um resumo sobre o montanhismo, trekking, escalada, rapel e primeiros socorros. O material era bem organizado e claro. Fizemos uma caminhada pelos arredores da casa e Filipe nos apresentou os equipamentos de montanhismo: uma variedade de barracas, sacos de dormir, lanternas, frascos de oxigênio, itens de cozinha e sugestões de alimentação. Ele tinha muita coisa pra mostrar. Materiais para diversas condições climáticas. Me esclareceu bastante! Ele também compartilhou conosco alguns momentos de sua experiência na travessia do Atacama. Muito tenso!!!


O WORKSHOP









FILIPE BERMAL





     Após as explicações, montamos nossas mochilas, aqueles que não trouxeram barraca e saco de dormir, escolheram esses itens entre o equipamento em exposição. Eu já tinha minha barraca, mochila cargueira, isolante térmico e saco de dormir, por isso usei meu material individualmente.





     Almoçamos uma deliciosa refeição mineira feita pelo chef, descansamos um pouco e seguimos para a parte prática do workshop: o trekking até o camping selvagem: caminhamos 5 km nesse primeiro dia, com muita subida e calor. A Edna ficou cansada, mas completou o percurso com sucesso! Eu achei mais tranquilo caminhar apenas 5 km e sem carregar muito peso.


















     Por volta das 17 horas chegamos ao nosso camping selvagem, com uma paisagem linda! Na verdade o local era o "quintal" do hostel. Montamos nossas barracas, os guias orientaram quem necessitava. E, antes o pôr do sol, nos acomodamos, conversamos sobre expedições de montanha e fotografamos aquela linda paisagem. Filipe preparou nosso jantar: uma maravilhosa polenta da canastra, prato que lhe deu um prêmio de melhor comida de montanha num festival.








OLHA SÓ QUEM NOS VISITOU...


     O céu estava muito estrelado. A noite foi agradável! Meu saco de dormir me esquentou bem. Achei confortável, mas volumoso pra carregar na cargueira...











     No domingo por volta das 7 horas tomamos café da manhã preparado pelo chef, em seguida desmontamos o acampamento e seguimos para o hostel por cerca de 7 km de trekking, mas agora a maior parte do terreno era descida.









LOCAL DO NOSSO CAMPING


     Chegamos ao hostel, pudemos aproveitar o riacho do local, tomar banho e organizar as bagagens. Nosso almoço, também feito pelo chef, foi excelente! 








      Retornamos para São Paulo por volta das 14 horas em nossa van.


 O GRUPO "TRILHAS E VIAGENS"


     Gostei dessa experiência! Aprendi bastante, fiquei com vontade de conhecer o Deserto do Atacama!!! A ideia de unir montanha e gastronomia muito me agradou!!!

🍲🍲🍲🍲🍲









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARCEIROS DE AVENTURA NAS POSTAGENS DESSES CINCO ANOS DO BLOG - PARTE 1

PARCEIROS DE AVENTURA NAS POSTAGENS DESSES CINCO ANOS DO BLOG - PARTE 2

PARCEIROS DE AVENTURA NAS POSTAGENS DESSES CINCO ANOS DO BLOG - PARTE 3