ESPÍRITO SANTO - VISITANDO A CULTURA CAPIXABA - ISSO É BRASIL!!!

 

UMA VISITA AO ESPÍRITO SANTO

Julho/2013

 


     Eu, Ana Maria e Ilma planejamos visitar um pedacinho do Espírito Santo. Embarcamos no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos dia 06 de julho de 2013, às 6:00 h da manhã com a Gol no vôo 9087... Para isso, saímos de Diadema às 3h da manhã (pra viajar, tudo bem...) Chegamos no Aeroporto de Vitória – Eurico de Aguiar Salles, e seguimos para o Hostess Hotel – VILA VELHA, na Avenida Antônio Gil Veloso, 1400, Praia da Costa. Fechamos alguns passeios com a Capixaba Receptivo pois só queríamos relaxar, sem preocupações.

O CACHORRINHO DE BRITTO



HOSTESS HOTEL VILA VELHA




      Mas, como gostamos de desbravar os locais, pegamos um ônibus circular (que deu uma volta enorme pela periferia de Vila Velha, chegando na pracinha de São Torquato) e visitamos o Museu da Vale, com uma vista panorâmica de um dos canais da cidade e muita história interessante pra contar, além disso, tomei um capuccino maravilhoso (um dos melhores que já provei) no Café do Museu, montado dentro de um antigo vagão desativado e com uma decoração bonita.








     Conhecemos a cidade de DOMINGOS MARTINS, a 42 km de Vitória, nas montanhas capixabas, com sua praça principal, sua igreja luterana e seu centrinho bem bonito. A região foi colonizada por alemães, pomeranos e italianos. Almoçamos em VIANA em frente a uma cachoeira ao lado da BR e visitamos um orquidário da região. Adorei as flores, só pra variar (rsrsrs...). 













     Visitamos o Parque Estadual da Pedra Azul, com destaque para a Fjordland, onde conhecemos os cavalinhos simpáticos da raça norueguesa Fjord e compramos produtos orgânicos na Ronchi, também experimentei o fruto do café direto do pé, bem docinho... O pico Pedra Azul é um gigantesco afloramento de gnaisse com 1822 metros de altura que fica azulado de acordo com a incidência da luz solar. Ele também é conhecido como Pedra do Lagarto, por ter uma saliência em formato que lembra um lagarto subindo na pedra.













     Nesse dia provei o famoso, e gostoso, Café Jacu (Jacu Bird Coffee) a R$ 9,50 a xícara pequena. O cafezinho é feito das sementes de café ingeridas pelo pássaro jacu, que “seleciona” as melhores. Bem, valeu a experiência! E o café é muito bom!




   Esse café é caro e raro, pois passa por um processo diferente dos tradicionais; ele é orgânico e biodinâmico, os grãos são colhidos das fezes da ave chamada jacu, que come os melhores frutos do cafeeiro, os sem defeito e totalmente maduros. Henrique Sloper, dono da Fazenda Camocim, fez essas experiências com os grãos de café arábica escolhidos pelos jacus que viviam em sua propriedade e consumiam uma grande quantidade de frutos (as aves eram consideradas uma praga...). A fazenda adotou o pássaro como parceiro na seleção natural dos grãos e o resultado foi um café exótico e muito saboroso que virou sucesso. A primeira produção desse café aconteceu em 2006 e só aumentou a cada ano. Sorte grande também para o jacu, que pode comer café à vontade e ainda virou símbolo do cafezinho! Rsrsrs... (fonte: www.cafecamocim.com.br)

    Visitamos o Convento e Santuário de Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha, num morro de 154 metros de altura, de onde se tem uma vista belíssima de Vila Velha e de Vitória, após subir as centenas de degraus do santuário (segundo o guia são 365 degraus e há quem suba de joelhos... Nós subimos normalmente mesmo). Muito bonito mesmo! O Convento foi fundado em 1558 e fica no bairro da Prainha, cercado pela Mata Atlântica. Há uma lenda interessante sobre o lugar: no início das obras da igreja, teria surgido uma fonte no local, que possibilitou a realização da construção e que misteriosamente, depois do término dos trabalhos, secou...



DA ESQ.: ANA MARIA, EU E ILMA









     Visitamos a Loja da Garoto com preços salgados e lembrancinhas gostosas e fizemos um tour panorâmico por Vitória.


     Conhecemos a famosa GUARAPARI , a 51 km de Vitória, num dia de muita chuva, mas mesmo assim, caminhamos até a Igreja e as ruínas de Nossa Senhora da Conceição num morro íngreme. Comemos o peruá frito delicioso e fotografamos a Praia dos Namorados entre os intervalos da chuvarada. A natureza é bela, até sob a chuva, mas num dia de sol, Guarapari deve ser incrível. As praias da região são conhecidas por terem um nível alto de radioatividade natural, vinda das areias monazíticas que são ricas em urânio e tório – supostamente terapêuticas para artrite e reumatismo, mas sem comprovação científica.










    Visitamos o bairro litorâneo de Manguinhos, 20 km ao norte de Vitória, pertencente ao município de SERRA, local rústico, conhecido por sua vila de pescadores em meio a restinga, perto de um mangue, bem ecológico e calmo. Lá, experimentamos a tão falada moqueca capixaba, feita de badejo e acompanhada de pirão e arroz soltinho. Gostei!









   E como não conseguimos visitar a Fábrica da Garoto (não agendamos a visita com antecedência...) nos contentamos em conhecer o Museu Garoto com a história da fantástica fábrica de chocolates tão brasileira e ganhar uma barrinha de chocolate batom de cortesia. Aprecio muito os chocolates da Garoto... E da Lacta... E da Nestlé... Da Cacau Show também... Etc e etc... Difícil escolher um só... Sou um pouco chocólatra! Ilminha sorteou o chocolate dela, pois é alérgica a essa delícia, e eu ganhei!




UMA DAS PRIMEIRAS RECEITAS DE BOMBOM GAROTO



    Em nosso último dia de passeio, quase não conseguimos embarcar para São Paulo. Devido à greve geral, que levou os manifestantes a fecharem todas as saídas de Vila Velha para Vitória... Resultado, nosso traslado deu a maior volta por Cariacica, pegando a Rodovia do Contorno, para chegar em Vitória (fizemos o trajeto em uma hora e meia, quando o normal é seguir pelas pontes e levar vinte minutos), mas valeu... A Capixaba foi dez nesse sentido. Embarcamos no Aeroporto de Vitória – Eurico de Aguiar Salles para o Aeroporto de São Paulo/Congonhas, com a Gol, no vôo 1941 às 12:08 h.

INVESTIMENTO:

Achamos uma promoção de pacote para Vila Velha, então, esse passeio completo custou cerca de R$ 1.100,00 (em julho/2013).

     Vale lembrar o samba gostoso de Martinho da Vila em homenagem à Madalena capixaba:

"Madalena, Madalena... Você é meu bem querer/Eu vou falar pra todo mundo... Vou falar pra todo mundo que eu só quero é você/Minha mãe não quer que eu vá na casa do meu amor/Eu vou perguntar a ela... Eu vou perguntar a ela se ela nunca namorou/Oh! Madalena... O meu pai não quer que eu case mas me quer namorador/Eu vou perguntar a ele... Eu vou perguntar a ele porque ele se casou/Madalena... Eu fui lá pra Vila Velha... Direto do Grajaú/Só pra ver a Madalena e ouvir tambor de congo lá na barra do Jucu..."



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

APARECIDA E EU - PARTE 1- FÉ E EMOÇÃO - SÃO PAULO - ISSO É BRASIL!!!

CRUZEIRO MSC - ARMONIA

CUBA – VISITANDO A ILHA REVOLUCIONÁRIA DO CARIBE