CAVERNA DO DIABO - PARTE 2 - ELDORADO PAULISTA - ISSO É BRASIL!!!
CAVERNA DO DIABO - PARQUE ESTADUAL DE JACUPIRANGA - SPSETEMBRO/1999
Retornamos ao Parque Estadual de Jacupiranga entre 04 e 07 de setembro de 1999. Eu, Vanessa e Graciela pegamos uma carona com nossa colega de classe Sônia, que queria conhecer o local e nos levou no carro do pai da Graciela, S. Zampronio (nenhuma das três "pesquisadoras" tinha CNH). Seguimos os 285 km à noite e a Sônia quase bateu o carro na BR-116, foi um susto, ela jura que não dormiu, só não enxergava bem à noite, ela era uma figura...
Alguns membros do GESMAR (Grupo de Estudos da Serra do Mar fundado pela nossa faculdade e liderada pelo nosso orientador, o professor Afonso) nos acompanharam, dessa vez entrevistamos os visitantes do núcleo. Nosso tema e título do TCC já estava fechado: "Percepção Ambiental dos Visitantes do Núcleo Caverna do Diabo".
Depois, fizemos uma caminhada pelas trilhas do Complexo do Rolado I, II e III com um guia mirim do núcleo. Nosso guia mirim morria de medo de morcegos, e as grutas eram cheias deles, eles passavam bem perto da gente e o menino abaixava, quase gritando, tremendo de medo, rimos muito com ele. Confesso que o Rolado dá medo, principalmente por seu aspecto de desmoronamento (e parecia que iria desmoronar a qualquer momento...) e com o chão cheio de guano de morcego, onde atolamos os pés, ficamos imundos. Foi muito bom e engraçado. O complexo de cavernas Rolado I, II e III está localizado no Quilombo de André Lopes; a trilha tem 6,7 km com nível médio de dificuldade e pode ser percorrida em 5 horas.
Também passamos as noites conversando com os monitores do parque
sobre os “causos” da região. Era delicioso passar as horas conversando com o
pessoal local e entre nosso grupo, enquanto a lua brilhava no céu de
Jacupiranga. Cada vez mais eu me encantava com a natureza e as cavernas!
"Das cavernas nada se tira a não ser fotos, nada se deixa a não ser pegadas e nada se mata a não ser o tempo."
20 anos
ResponderExcluir