FESTA DO DIVINO - SÃO LUIZ DO PARAITINGA - SÃO PAULO - ISSO É BRASIL!!!
FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO EM SÃO LUIZ DO PARAITINGA - SÃO PAULO MAIO/2016
A curiosidade de assistir uma Festa do Divino sempre me acompanhou. Gosto de manifestações culturais e nosso país é muito rico nesse quesito. A agência 'Dagas VTur' fez um passeio bate e volta pra São Luiz do Paraitinga exatamente no último dia do festejo, o fechamento, o dia mais importante. O pessoal da excursão se encontrou no metrô Santana dia 15 de maio.
Ao chegarmos na cidade, visitamos a Casa do Dr. Oswaldo Cruz, agora um museu onde o médico sanitarista, bacteriologista e epidemiologista nasceu. O imóvel foi construído em 1835.
Enquanto a festa não começava passamos pela casa onde nasceu o compositor Elpídio dos Santos em 1909. Ele foi parceiro musical de Mazzaropi e criou várias trilhas sonoras para os seus filmes.
Visitamos a Capela de Nossa Senhora das Mercês, de 1915, a mais antiga da cidade que tem a imagem de Nossa Senhora grávida.
Caminhamos pelo Largo do Teatro, onde às 7 horas da manhã o Bloco Carnavalesco Juca Teles faz um café da manhã no sábado de Carnaval.
Muitas curiosidades cercam a cidade, mas seu principal evento é, sem dúvidas, a Festa do Divino Espírito Santo, considerada um Patrimônio Imaterial do local. Essa festividade remonta a época da colonização portuguesa, simboliza uma homenagem dos agricultores ao Divino Espírito Santo e dura dez dias. O evento é uma mistura de comemoração religiosa e folclórica, inicia 50 dias depois da Páscoa, sempre numa sexta-feira, com uma novena e a bênção das bandeiras dos fiéis, que depois são conduzidas em procissões. Na procissão do Encontro das Bandeiras, os estandartes das festas anteriores se encontram com as do ano atual. Essas bandeiras percorrem durante um ano os bairros da zona rural, arrecadando prendas e doações para a festa - isso é chamado 'Folia do Divino'. Além das novenas realizadas diariamente, há também na programação a congada, cavalhada, Moçambique e outras. A festa se encerra com a Procissão do Divino, onde andores artisticamente confeccionados com a imagem do Divino Espírito Santo percorrem as ruas da cidade acompanhados por membros de irmandades e sociedades religiosas. Ao fim da procissão, durante a missa de encerramento, o padre anuncia o nome do festeiro - a pessoa encarregada de promover a festa no ano seguinte. (Fonte: https://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=288488)
São Luiz do Paraitinga é uma das poucas cidades do Brasil onde a Festa do Divino acontece de maneira tão majestosa e grandiosa. A programação começa bem cedo, com café caipira, depois no almoço há o tradicional afogado (prato típico feito com carne bovina cozida com batatas e servido com arroz e farinha) e se estende até a noite com shows, missas, procissão e orações.
O aviso da festa fica impresso na fachada dos casarões, os moradores penduram bandeiras vermelhas, com a pomba branca - símbolo do Espírito Santo - e também nas bandeirinhas coloridas que enfeitam a praça da igreja matriz.
Mesmo após a enchente de 2010, que devastou a cidade, os moradores se esforçam para reconstruir alguns edifícios históricos e preservar as tradições. Que belo exemplo de dedicação!
De São Paulo até São Luiz do Paraitinga são 173 km e o acesso é pela Rodovia Presidente Dutra.
37 anos
ResponderExcluir