SANTOS - SÃO PAULO - ISSO É BRASIL!!!
SANTOS - SEDE DA BAIXADA SANTISTA PAULISTAABRIL/2013
SANTOS VISTA DO ALTO DO MONTE SERRAT
Fui na garupa da Drag Star do Alan até Santos. Devido a proximidade com Diadema (cerca de 63 km pela Rodovia dos Imigrantes), fizemos um bate e volta simples.
Esse município portuário paulista tem seu charme e muita história pra contar. Geograficamente, a cidade se divide em área insular (que estende-se sobre a Ilha de São Vicente) e área continental - a maior parte do território situada dentro dos limites do Parque Estadual da Serra do Mar. Os canais de Santos são uma marca registrada da cidade; foram propostos e planejados por Saturnino de Brito para drenar os terrenos alagadiços da planície santista e conduzir as águas pluviais ao mar. Esse sistema combinou planejamento urbano e separação entre redes de águas pluviais e de esgotos. Os canais são numerados sequencialmente e servem como pontos de referência.
Iniciamos nossa visita subindo o sistema funicular - bondinho - do Monte Serrat. Para subir e descer pagamos uma taxa de 23 reais. O passeio é panorâmico e muito bonito. O dia estava claro e ensolarado, tornando a vista da cidade mais bonita.
De acordo com a história e lenda local, no século XIX existia um cassino no Monte Serrat que foi desativado. O morro levou esse nome porque um dia a cidade de Santos teria sido atacada por saqueadores por isso muitas pessoas subiram no morro e rezaram à Virgem de Monserrat para que os salvasse, logo em seguida, caíram pedras sobre os saqueadores. Por isso ela é a padroeira de Santos.
O Monte Serrat ou Morro de São Jerônimo é o mais alto de Santos; tem um bondinho que utiliza o sistema funicular, isto é, enquanto um sobre o outro desce. O acesso pode ser feito também por uma escadaria de 402 degraus e nichos com representação da Via Sacra. Lá no alto fica a igreja da padroeira datada de 1603, situada a 157 metros de altitude que possibilita uma visão de 360° de toda a cidade portuária.
Comemos uns salgados e tomamos um café lá na lanchonete do alto do monte e descemos pelo bondinho para aproveitar o passeio.
Seguimos nosso roteiro visitando o prédio da antiga Bolsa do Café (Rua XV de Novembro, 95, centro histórico, Santos), que agora é um museu muito interessante para se conhecer. Eu aprecio muito um cafezinho e saborear um bom café respirando toda aquela história foi realmente muito intenso.
O edifício foi tombado pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 2009. O museu foi criado em 1998 para ajudar a preservar e divulgar a histórica relação entre o café e o país; observando o acervo percebe-se como a evolução da cafeicultura e o desenvolvimento político, econômico e cultural do Brasil estão intimamente ligados. O museu tem também uma cafeteria que serve cafés gourmets e outros muito caros como o 'Jacu Bird' - que tive oportunidade de provar no Espírito Santo.
34 anos
ResponderExcluir