DUAS PASSAGENS PELO URUGUAI - CRUZEIRO MSC FANTASIA

 CRUZEIRO MSC FANTASIA
PASSEIOS NO URUGUAI
JANEIRO/2023

CASAPUEBLO


          Dia 10 de janeiro o MSC Fantasia atracou próximo ao porto "Nuestra Señora de la Candelaria", de Punta del Este, no Uruguai. Optamos por um passeio do próprio navio, um city tour com visita a Casapueblo, um ponto turístico que não visitei quando estive no país em 2011. Pagamos 50 dólares por esse passeio.

PUNTA DEL ESTE

          Desembarcamos em uma das lanchas do Fantasia e pegamos nosso transporte na saída do porto. 






          Nossa primeira parada foi no farol de Punta del Este, para algumas fotos e contemplação. Lá em frente estava a Paróquia Nossa Senhora da Candelária.







          Visitamos também e 'Punta de las Salinas', o ponto mais austral do Uruguai, onde as águas do Rio da Prata se encontram com o Oceano Atlântico.

DA ESQ.: ANA, FRAN, EU, ISABEL









          Fizemos uma boa parada na 'Casapueblo', para visita e uso do wi-fi... O local foi construído pelo artista Carlos Paez Vilaró - pintor, ceramista, escultor, muralista, escritor, compositor e empresário uruguaio. O local teve o início de construção em 1958 e término 36 anos depois e se localiza em Punta Ballena, a 13 km de Punta del Este. Inicialmente foi a casa de verão e oficina do artista, inclui um museu, uma galeria de arte, uma cafeteria (com preços salgados) e um hotel com 20 quartos e suítes e 50 apartamentos, piscina aquecida, sauna, bar e restaurante (essa parte não pode ser visitada, é reservada aos hóspedes). Considero essa construção bastante peculiar. Pode-se considerá-la um monumento que foi construído pelas próprias mãos do artista. Vale a visita!


CASAPUEBLO


O ARTISTA

A OBRA
















          Terminamos esse passeio na escultura 'La Mano', 'Los Dedos' ou 'Homem emergiendo a la vida', uma escultura de cinco dedos parcialmente enterrados na areia, que se localiza na Parada 1, na Praia Brava. Mas é mais famosa pelo nome "Los dedos". É de autoria do artista chileno Mario Irarrázabal, feita de concreto e plástico reforçado com aço, concluída em 1982. A obra símbolo de Punta del Este é produto do Encontro Anual Internacional de Escultura Moderna ao Ar Livre.



LAS MANOS





          O chato desse passeio foi o final, pois a fila para pegar a lancha no porto estava imensa e o sol escaldante...

MONTEVIDÉU

           No retorno para o Brasil, dia 13 de janeiro, desembarcamos no porto de Montevidéu, capital uruguaia. Decidimos fechar algum passeio com alguma agência local no porto mesmo. Fechamos um city tour contemplativo. 




          Lembro que não paguei esse passeio. Mas vou explicar: não dei o golpe. A agência cobrou cerca de 120 reais (aceitavam reais, dólares e pesos). O guia era um senhor bastante atrapalhado, enrolou pra receber o pagamento. Deu prioridade para quem pagou em dólares. Passou recolhendo o dinheiro de todos. Eu estava na terceira fileira da van, quando ele passou eu levantei meus reais e lhe entreguei, mas ele me ignorou, fazendo um gesto com as mãos. Fiquei segurando o dinheiro... No vácuo...  Ele voltou, me ignorou novamente... Eu fui ficando brava... Fizemos uma parada... Duas paradas... Depois de mais da metade do passeio, o sr. guia perguntou se havia alguém que não pagou o passeio ainda. Eu levantei a mão e falei; "Eu". O que ele fez? Olhou lá para trás da van e foi recolher o dinheiro de uma mulher. Me deixou no vácuo de novo!!! Aí eu me enfezei! Concluí que ele não queria meu dinheiro e resolvi parar de insistir e esperar ele me cobrar... Como ele não me cobrou e disse que todos haviam pago, eu não paguei. Chato... Mas acho que eu estava invisível nesse dia...

          Visitamos o centro histórico 'Ciudad Vieja', com explicações apressadas do guia. Caminhamos pela Praça Independência e seguimos nosso tour até o Palácio Legislativo. Observamos que o guia tinha pressa, queria fazer um passeio completo mas nosso tempo era curto. 









          Chegamos na 'Rambla de Montevidéu', com um letreiro para fotos; as ramblas são espaços amplos desfrutados dia e noite por ciclistas, caminhantes e esportistas.






          Também visitamos o monumento 'La Carreta', no Parque Batlle (ao lado do Estádio Centenário). Eu já havia visitado esse local em 2011 mas fotografei nele, pois é um marco histórico. Esse monumento foi criado pelo escultor José Belloni em Florença/Itália e transportado para o Uruguai; ele remete aos modelos antigos de transporte de cargas, carro puxado por bois; tem cerca de 22 metros de comprimento e 150 toneladas; foi inaugurado em 1934.

CENTENARIO


LA CARRETA



          Finalizamos o passeio em um mercado agrícola, onde pudemos tomar um cafezinho uruguaio com certa pressa, pois esse passeio era assim. 







          Nos despedimos do Uruguai com a partida do MSC Fantasia por volta das 13 horas.



          


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARCEIROS DE AVENTURA NAS POSTAGENS DESSES CINCO ANOS DO BLOG - PARTE 1

PARCEIROS DE AVENTURA NAS POSTAGENS DESSES CINCO ANOS DO BLOG - PARTE 2

PARCEIROS DE AVENTURA NAS POSTAGENS DESSES CINCO ANOS DO BLOG - PARTE 3