FERNANDO DE NORONHA - 4 DIAS - ISSO É BRASIL!

NORONHA É POSSÍVEL!!!

JULHO/2012


 

     Combinei com meu marido, um passeio que sempre sonhamos: Fernando de Noronha, que é inclusive o sonho de muitos brasileiros. Compramos um pacote com o Hostel Lua Cheia de Natal, o albergue da bruxinha... (assim, aproveitaríamos para conhecer Natal também) e as passagens aéreas e embarcamos no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos  em 09 de julho de 2012 (Vôo Avianca 16h15, com escala no Aeroporto Internacional de Recife) chegando no nosso destino - NATAL/Rio Grande do Norte, onde desembarcamos no Aeroporto Internacional Augusto Severo, por volta das 21h30. Sim, Noronha é possível para simples mortais, como eu.

 

     Permanecemos cinco dias em Natal. Sobre esse roteiro, escreverei um outro artigo futuramente...

         Nosso embarque para FERNANDO DE NORONHA/Pernambuco foi dia 15 de julho às 11h10 (Vôo TRIP), no Aeroporto de Natal. O avião, bem pequeno tinha hélices à mostra em frente as asas. Estranho, mas seguro. O vôo foi tranquilo... Logo na chegada, no Aeroporto de Fernando de Noronha, recebemos os formulários para ingresso na ilha onde temos que informar o tempo de permanência na ilha e os motivos da visita na mesma, também temos que pagar a taxa ambiental (era R$ 43,20 por noite de permanência na ilha, caro...), afinal o acesso à Noronha é muito restrito. O receptivo Costa Azul nos levou até a Pousada Alamoa (Al. Das Acácias, 2), com um ambiente bem acolhedor (serviam um chazinho à tarde bem gostoso) e tranquilo (como tudo em Noronha).


PRIMEIRAS IMAGENS DE NORONHA






     O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha é um arquipélago pertencente ao estado de Pernambuco, formado por ilhas, ilhotas e rochedos de origem vulcânica. São 360 km de Natal até lá, enquanto de Recife, são 545 km. A região foi avistada pela primeira vez entre 1500 e 1502 durante uma expedição do explorador Fernão de Loronha; depois sofreu muitas invasões de ingleses, franceses e holandeses. O local já serviu de base avançada de guerra durante a Segunda Guerra Mundial e até já foi presídio. Em 1988 a maior parte do arquipélago foi declarada Parque Nacional para proteção de espécies endêmicas e dos golfinhos rotadores, que se reúnem na Baía dos Golfinhos. Em 2001 a UNESCO declarou o local Patrimônio Natural da Humanidade.

POUSADA ALAMOA

     Caminhamos logo depois da chegada (estávamos ansiosos, afinal, Noronha nos esperava...) pela Vila Floresta Nova, pelo Bosque de Flamboyant, pela Vila dos Remédios (observamos o Palácio São Miguel, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios e o Memorial Noronhense), pelas Praias: do Cachorro, do Meio e da Conceição até o Morro do Pico. Caminhamos bastante sem perceber, pois cada cantinho tem uma beleza pra se admirar... Tudo isso estava bem pertinho da pousada. Já de cara percebemos: Noronha é linda!

BOSQUE DE FLAMBOYANT













       Para conhecer um pouquinho de tudo na ilha em pouco tempo, fizemos o Ilha Tour, um passeio de dia inteiro em veículo off Road que passa pelas principais praias de Noronha e faz algumas paradas para mergulho. Visitamos a Praia do Leão, um espetáculo! Segundo o guia, é a praia com maior índice de desova de tartarugas marinhas de Fernando de Noronha! Seu nome se deve à ilha em frente, que lembra a silhueta de um leão-marinho deitado. Do lado dele está o Morro da Viuvinha, repleto de ninhos.

PRAIA DO LEÃO




  

      Mergulhamos com snorkel na Baía do Sueste (observamos uma tartaruga marinha enorme comendo algas entre as ondas bem no raso, vários peixes e plantas, água límpida...). Do mirante, observamos o espetáculo visual do Morro Dois Irmãos (conhecido mais como: “Ai, que lindo!!!”). Descemos a escadaria bastante íngreme do mirante até a Baía do Sancho, onde mergulhamos com snorkel novamente (observei uma tartaruga e alguns peixes, é impressionante com a água é transparente...). Almoçamos no “Delícias da Ná” (tudo muito caro, mas saboroso).

BAÍA DO SANCHO




ALAN, EU E OS DOIS IRMÃOS












     Após o almoço, visitamos a Vila do Trinta, observamos o Buraco da Raquel na Praia da Caieira. Esse ponto turístico guarda a lenda de que Raquel, filha deficiente de um dos comandantes da ilha, se escondia no buraco que hoje leva seu nome nos momentos de crise. O Buraco da Raquel também tem grande importância ambiental pois seus alagados são formados por um complexo sistema de recifes em ambiente de pequena profundidade e protegido da ação direta das ondas, sendo estratégico para o desenvolvimento de diversas espécies marinhas no início de suas vidas; funcionando como área de descanso, acasalamento, berçário e creche de animais marinhos, especialmente de tubarões. Caminhamos da Praia Cacimba do Padre até a Baía dos Porcos, lá mergulhamos com snorkel e observamos mais alguns peixes (estava impressionada com a água transparente... parece um aquário). Para terminar o dia incrível, observamos o pôr-do-sol do Forte da Praia do Boldró (tudo maravilhoso, inesquecível).

BURACO DA RAQUEL






UM CACHORRINHO "GENTE BOA"


VISTA DO FORTE DO BOLDRÓ



     Visitamos o Museu Tubarões (Av. Joaquim Ferreira Gomes, 40), bem interessante, com exposição de várias arcadas dentárias de diversas espécies de tubarões encontrados no arquipélago, além de fotos, painéis e vídeos informativos. As esculturas do lado externo também são muito divertidas para poses.


MUSEU TUBARÕES

     Fizemos um passeio de barco por todo o mar de dentro, onde observamos golfinhos bem à vontade, passamos pelas ilhas menores do arquipélago, pela Baía dos Golfinhos e pela Ponta da Sapata (com uma formação rochosa bem interessante, que varia de golfinho a mapa do Brasil), neste passeio também mergulhamos com snorkel na Baía dos Porcos (com água limpinha, observei muitos peixes).




PONTA DA SAPATA



     Para finalizar o êxtase visual, mergulhamos com cilindro nos arredores da Ilha do Meio, foi incrível! Foi nosso mergulho de batismo, com um instrutor pra cada pessoa iniciante. Estava muito tensa, com medo de não conseguir respirar, mas o instrutor me acalmou, me acostumei com a respiração e viajei naquele mar azul, límpido, observei uma tartaruga linda que nem me deu bola, fiquei maluca, queria tocá-la... também vi uma raia, uma barracuda, peguei na areia do fundo do mar e em uma esponja para descontrair, observei uma moreia bem anti-social, vários peixes de diferentes cores. Inesquecível, o tempo voou lá embaixo, senti muito frio, mas fiquei anestesiada com tanta beleza natural! ESPETÁCULO!!! Existe um outro mundo no fundo dos mares, tão lindo quanto o nosso. Como a natureza é incrível, caprichando até debaixo d’água. O instrutor me disse que chegamos a 12 metros de profundidade e que em Noronha a visibilidade debaixo d’água pode chegar até 50 metros.


NOSSO BATISMO

BADEJO

BAIACU

BARRACUDA


          Também visitamos o Projeto TAMAR de Noronha (sem animais vivos em tanques, mas com muita informação e palestras sobre as tartarugas tão simpáticas).




AS CINCO ESPÉCIES DE TARTARUGA MARINHA QUE DESOVAM NO BRASIL

TARTARUGA DE COURO

TARTARUGA VERDE

TARTARUGA CABEÇUDA

TARTARUGA OLIVA

TARTARUGA DE PENTE

     Os dias voaram nesse paraíso! Caminhamos até as ruínas do Forte dos Remédios, de onde demos mais uma curtidinha em Noronha. Que sonho!



FORTE DOS REMÉDIOS











          Retornamos de Noronha para Natal dia 18 de julho às 17h50 (Vôo TRIP). No Aeroporto de Fernando de Noronha havia uma escultura de Romero Britto (um golfinho), claro que tirei uma foto... Aproveitamos para dar uma última olhadinha em Noronha pela janela do avião... Salve esta ilha, tão singular e fantástica!

ESCULTURA DO ARTISTA PERNAMBUCANO ROMERO BRITTO

TCHAU NORONHA!!! LINDEZA BRASILEIRA!



     Sim, Noronha tem um custo de vida muito alto! É um sonho caro, com necessidade de planejamento financeiro cuidadoso. Cheguei a pagar 7 reais por uma garrafa de água de 1 litro! Vamos aos gastos básicos para 4 dias neste paraíso onde o luxo é a natureza em seu estado (nem tão) bruto...

- Pacote Fernando de Noronha: 1410 reais com vôo natal/Noronha/Natal + transfer aeroporto/hotel/aeroporto + 3 diárias com café da manhã em pousada (compramos no site do albergue de Natal)

- Taxa de preservação ambiental = 65 reais por dia de permanência na ilha

- Passeio Ilha Tour = 80 reais

- Mergulho de batismo = 250 reais

- As refeições simples (almoço e jantar) custaram, em média 50 reais por pessoa, pois estávamos em dois.

- PASSEIO REALIZADO EM JULHO DE 2012

     Com bom planejamento Noronha é possível sim. #EU FUI!!! Você também pode!!!




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

APARECIDA E EU - PARTE 1- FÉ E EMOÇÃO - SÃO PAULO - ISSO É BRASIL!!!

CRUZEIRO MSC - ARMONIA

CUBA – VISITANDO A ILHA REVOLUCIONÁRIA DO CARIBE