FERIADO EM ALTO DO CAPARAÓ - MG - ISSO É BRASIL!!!
ALTO DO CAPARAÓ NOVEMBRO/2022
O Parque Nacional do Caparaó foi criado em 1961, abriga o terceiro maior pico do Brasil, o Pico da Bandeira. Atualmente é administrado pelo ICMBio e está localizado na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
No feriado de 15 de novembro, a Nely, uma colega de viagens que conheci na Ecotrips, me chamou pra fazer um passeio com uma agência que nem ela conhecia: a 'Lilão Trip'. O destino eu já estava de olho há um tempão: Caparaó. E o valor estava ótimo: R$ 769,90. Então, eu disse: Bora!!! Na semana anterior ao passeio ela precisou desistir por causa do trabalho, e eu fui sozinha mesmo...
No dia do embarque, 11 de novembro, choveu muito, e a saída atrasou um pouco, a previsão era sairmos às 20 horas do metrô Conceição, mas só saímos bem mais tarde. Logo no ônibus, encontrei outro colega da Ecotrips, o Reinaldo, além disso, o pessoal da trip era bem receptivo, não me deixaram sozinha em nenhum momento. A viagem foi longa, mais de 11 horas, ainda bem que nosso veículo era um ônibus bem confortável! Paramos duas vezes no caminho... E dá-lhe estrada...
Chegamos na hospedagem em Alto do Caparaó quase meio dia do dia 12. Nos dividimos entre camping e casas, fiquei numa das casas com meninas bem animadas e receptivas. Nossa hospedagem era a 'Pousada e Camping Som das Águas' (Córrego Três Barras, s/n) com o rio passando ao lado e uma paisagem linda ao redor, além de piscina, churrasqueiras e salão de jogos. A única coisa que não gostei na hospedagem foi o fato de dividir o quarto com um casal de namorados que queria um pouco mais de privacidade... Rsrsrs... E também eram adeptos de algumas drogas...
Almocei com parte do grupo que estava comigo na casa e ficamos livres o restante do dia. Verifiquei com o pessoal da hospedagem a possibilidade de subir o Pico da Bandeira, mas a galera do grupo não estava nessa vibe, queriam beber, fumar e curtir um rolê mais tranquilo.
Fiquei sabendo que o local tinha ótimos cafés, então me juntei com as tias do Lilão (o dono da agência) e visitamos o 'Pé de Breu - Cafés Especiais', com degustação de alguns cafezinhos produzidos por eles. As tias do Lilão eram animadas e muito acolhedoras, quando souberam que eu vim sem grupo, cuidaram de mim e me deram muita atenção.
À noite a agência ofereceu um churrasco completo com bebidas não alcoólicas incluídas. Todo o grupo se reuniu na beira da piscina e curtiu a noite do Caparaó com muita alegria.
No dia seguinte, 13, partimos em veículos 4X4 para o Parque Nacional do Caparaó. Os carros nos deixaram no estacionamento da Tronqueira, a 1970 metros de altitude e seguimos pelas trilhas do Vale Encantado, passamos pela Cachoeira Bonita (10 metros de altura) e pelo Vale Verde. Lindas paisagens!!!
À tarde seguimos para o Mirante do José Pedro (1820 metros) e o Mirante da Tronqueira (1970 metros). O Caparaó tem paisagens incríveis!
Ao retornarmos para a hospedagem, tomei um cafezinho com as meninas no 'Lá Vie Cafeteria', loja especializada em cafés especiais. Provei um café extraído pelo método sifão, uma verdadeira aula de química.
No dia 14, seguimos em veículos 4X4 às 10 horas para o passeio no Parque Cachoeira das Andorinhas (Córrego José Pedro - Vale das Hortênsias, Alto Jequitibá), para curtir os poços e cachoeiras belíssimos desse parque. Pagamos R$ 27,00 para entrar no complexo. As águas são maravilhosas, piscinas naturais incríveis! Algumas com borda infinita, renderam belas fotos. Esse parque é o segundo lugar mais visitado no Caparaó. Desci numa tirolesa tranquila e fotografei com alguns animais da fazenda, bois e cavalos, bem mansinhos. Valeu a experiência!
À noite o grupo queria ir pra praça, mas choveu muito!!! Então, ficamos na casa comendo um lanche e cantando algumas canções animadas. As meninas eram muito engraçadas! E a chuva não deu trégua... Caiu com força até o dia seguinte, o que antecipou nossa partida em uma hora.
Nos despedimos do Caparaó e seguimos a longa viagem até São Paulo... Foram mais de quatorze horas devido ao retorno do feriado. Só sei que chegamos no metrô Conceição por voltas de uma da madrugada do dia 16. Dividi um táxi com um dos meninos do grupo que morava em Diadema, pois o uber não aceitava a corrida!
Gostei dessa experiência! Estava sozinha, mas não me senti só, fui acolhida por todos, cada um de um jeito... A galera das drogas me respeitou quando disse que não gostava do esquema, não fui excluída por isso, provei algumas bebidinhas novas, mas sempre pedia pra não colocarem drogas, só por precaução. Kkkkk...
Claro que terminei esse passeio com a sensação de "Preciso retornar pra subir o Pico da Bandeira!!!"
43 ANOS
ResponderExcluir