UM DIA NA TERRA DO LOBISOMEM - JOANÓPOLIS - SP - ISSO É BRASIL!!!
UM DIA EM JOANÓPOLIS - A TERRA DO LOBISOMEMAGOSTO/2019
Dia 03 de agosto de 2019 fui com a agência 'Dagas VTur' até Joanópolis, interior de São Paulo. Paguei R$ 350,00 por esse passeio, incluindo transporte, entradas, almoço e guiamento. Me encontrei com o grupo às 7h20 no metrô Santana e partimos pra essa linda cidade, que fica a pouco mais de 100 km distante de São Paulo.
Joanópolis abriga parte da Serra da Mantiqueira, uma belezura paulista. A cidade passou a se chamar Joanópolis através da Lei Estadual nº 1578 de 18 de dezembro de 1917 e o significado é "cidade de João", por conta de seu padroeiro - São João Batista. Em 2001 o município foi elevado à categoria de Estância Turística, através da Lei Estadual nº 10.759.
Visitamos o centro histórico de Joanópolis, incluindo a Igreja Matriz do padroeiro, e seguimos para a Cachoeira dos Pretos, que tem 154 metros de altura e faz parte do Rio Cachoeira, que é um dos rios formadores do Rio Piracicaba. O destaque dessa cachoeira é seu enorme volume de água, fazendo dela uma atração imponente, localizada a 18 km do centro da cidade. Ela é a segunda maior de São Paulo e uma das maiores do Brasil. Caminhamos pelos espaços do complexo e pegamos um trator para visitar o alto da cachoeira. Muito interessante! Estava frio, por isso não me arrisquei a entrar na água.
Joanópolis é conhecida como "A terra do lobisomem", por conta das inúmeras lendas conhecidas pelos habitantes da região em torno da aparição desse ser assombroso. Presume-se que essas lendas sejam decorrentes do fato de o município estar localizado próximo a regiões onde há ocorrência de lobos guarás. Como o lobo é cercado por mistérios, sua visão nos terrenos vizinhos teria estimulado o imaginário dos nativos, que, conhecendo o mito europeu e não sabendo identificar aquele animal avistado de longe, o teriam classificado como "Lobisomem".
Por conta do elevado número de causos da região envolvendo o lobisomem, no final da década de 90 Joanópolis ganhou a 'Associação de Criadores de Lobisomens' , uma instituição cultural que tem o objetivo de perpetuar o mito, colhendo relatos e apresentando histórias a moradores e turistas. O nome da instituição tem uma razão, segundo seu presidente: "cada vez que a gente conta um causo de lobisomem, ouve cinco de volta, então nos transformamos em criadores" (Valter Cassalho, historiador). Em 2004 uma pesquisa feita por Maria do Rosário de Souza Tavares de Lima, estudante da Escola de Folclore de São Paulo foi publicada em livro. A partir daí, Joanópolis se assumiu como "Terra do Lobisomem" ou "Capital do Lobisomem" e o personagem mítico transformou-se em um ser onipresente. Achei bem engraçada essa associação. E, claro, fotografei alguns lobisomens do caminho.
🐺🐺🐺🐺🐺🌕🌕🌕🌕🌕
FICA A DICA 😉
40 anos
ResponderExcluir