VISITANDO NOVA ODESSA - SÃO PAULO - ISSO É BRASIL!!!

BATE E VOLTA EM NOVA ODESSA - SÃO PAULO 
JUNHO/2019



           Num sábado, 21 de junho de 2019, chamei Alan para fazermos um roteiro imitando o de algumas agências, como a 'Dagas VTur' e a 'Próximas Saídas'. Pegamos nosso carro e seguimos até Nova Odessa, cidade do interior paulista que fica a 136 km da capital. 

          Nova Odessa surgiu onde se situava a sede da antiga Fazenda Pombal. Inicialmente, o local foi colonizado por imigrantes russos, procedentes de Odessa, cidade que na época pertencia à União Soviética. Em 1906 o local passou a se chamar Nova Odessa. 

          Seguimos por pouco mais de duas horas até o 'Jardim Botânico Plantarum' (Avenida Brasil, 2000, Jardim Marajoara, Nova Odessa, SP). O ingresso custou R$ 50,00, mas eu paguei meia. O parque fica aberto de quarta-feira a domingo das 9horas às 17 horas. Caminhamos por quase todo o espaço. E olha que é grande! Os jardins do local foram projetados para serem não somente o maior acervo de plantas da América Latina, mas também um espaço de contemplação e mansidão.











       O Instituto Plantarum foi idealizado a partir de 1990 por iniciativa do  engenheiro agrônomo, botânico e ecologista brasileiro Harri Lorenzi. O local é um centro de referência em pesquisa e conservação da flora brasileira. O instituto possui diversas publicações sobre a flora nativa do Brasil, uma editora, uma biblioteca, laboratório, um jardim botânico e um herbário riquíssimo. Sua construção foi iniciada em 1998 e em 2011 foi aberto ao público.













          Com o objetivo de contribuir para a conservação da flora brasileira, o pesquisador percorreu, por mais de 40 anos, a maior parte dos ecossistemas brasileiros, em expedições científicas patrocinadas por sua empresa, o Instituto Plantarum de Estudos da Flora LTDA; essas expedições eram destinadas ao levantamento, catalogação e coleta de plantas nativas, principalmente com potencial econômico e ameaçadas de extinção. Como resultado de seu trabalho, publicou a quase totalidade dos livros sobre identificação de plantas em estilo popular no Brasil nos últimos 40 anos e se sentiu motivado a apresentar ao público o acervo botânico vivo, fruto de suas pesquisas.








          Em 1998 o Instituto Plantarum adquiriu para sua futura sede e para abrigar sua coleção viva de plantas, a área atual do jardim botânico em Nova Odessa. O terreno recebeu tratamento paisagístico e ambiental, sendo estruturado para o desenvolvimento das pesquisas científicas e para o cultivo sistêmico das coleções botânicas em formação.

          Em 2007, com um grupo inicial de 16 associados, fundou o Jardim Botânico Plantarum, inicialmente como uma organização não-governamental, de caráter privado e sem fins econômicos. Em 2011 foi reconhecido pela Comissão Nacional de Jardins Botânicos do Ministério do Meio Ambiente como 'Jardim Botânico'.

        Em 2015 o jardim foi qualificado pelo Ministério da Justiça como 'Organização da Sociedade Civil de Interesse Público', com os objetivos principais de estudo e conservação da biodiversidade vegetal brasileira e do meio ambiente, através de ações educacionais e de pesquisa. Hoje possui mais de 4 mil espécies vegetais, representando os principais grupos botânicos da flora nativa do território brasileiro.











          Optamos pro almoçar no restaurante do local, o 'Restaurante Naiah', sob o comando do chef Henrique Nunes, com um cardápio não extenso, porém com variedade de vinhos, peixes, frutos do mar, carnes, risotos e massas, além de contar com a disposição do jardim em disponibilizar plantas não convencionais (PANCs) à um novo cardápio. Tenho me interessado pelas PANCs, por isso escolhi alguns pratos com esses ingredientes. Achei bem interessante, além de nutritivos têm cores diferentes e curiosas.







🌱🌳🌴🌵🌷🌸🌹🌺🌻🌼🌾🌿🍂🍃🌱🌳🌴🌵🌸🌹🌺🌻🌼🌾🌿🍀🍂🍃



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRUZEIRO MSC - ARMONIA

CUBA – VISITANDO A ILHA REVOLUCIONÁRIA DO CARIBE

PETAR – MEU RETORNO APÓS VINTE ANOS!!! - SÃO PAULO - ISSO É BRASIL!!!