MAMBAÍ - GOIÁS

JULHO/2021

No feriado de 09 de julho de 2021 conseguimos partir pra Mambaí, em Goiás. O passeio foi adiado por conta da pandemia de Covid-19 que se agravou no início de 2021.

O pacote da agência Ecotrips com voos, hospedagem com café da manhã, transfer Brasília-Mambaí-Brasília, seguro viagem e guia acompanhante ficou em R$ 1495,00 para um quarto triplo. Um bom preço... Dividi o quarto com a Stella e a Liliane.

Dia 08 de julho pegamos o voo da Gol em Congonhas/SP às 18h15, com chegada em Brasília às 20h05. De lá, seguimos em van por 325 km até Mambaí. Chegamos no nosso destino dia 09 de julho às 1h30 na nossa hospedagem, a 'Pousada Maredu' (Avenida Brasil Central, 364). Descansamos um pouco, tomamos café da manhã e seguimos para nossas aventuras nessa região ainda pouco explorada pelo turismo.

CAFEZINHO EM CONGONHAS

VOO GOL

Mambaí se localiza no estado de Goiás, a cidade é vizinha dos municípios de Damianópolis e Buritinópolis e reúne cavernas, cachoeiras, cânions, fervedouro, poços azuis e esportes radicais. Ainda pouco conhecida, é a promessa de Goiás na área do ecoturismo. E o local tem esportes pra todos os gostos: de pêndulo a rapel dentro de caverna, tirolesa e muita adrenalina.

O nome Mambaí deriva das palavras mangaba e Bahia; a mangabeira é uma planta nativa do cerrado e dela fazia-se a extração do látex, que, por muito tempo sustentou o comércio existente; e Baía devido a cidade se localizar na divisa com o estado da Bahia.

Todas as épocas do ano são boas para visitar a região, segundo os guias, pois há atividades muito diferentes, e pra todos os gostos. A maior parte das atrações fica bem perto da rodovia ou do centro, um ponto positivo. Além disso os atrativos não costumam ficar cheios! Excelente!

No primeiro dia, percorremos cerca de 7 km de trilhas e visitamos os 'Poços Azuis do Chumbada', localizados no município de Damianópolis.

Os poços são três lindas e cristalinas piscinas naturais ao longo do Rio/Córrego Chumbada. Águas deliciosas e revigorantes de Goiás!!!

Nosso almoço desse dia estava incluído no pacote.

À tarde visitamos a 'Caverna do Funil', fizemos sua travessia bem molhada e terminamos a caminhada na 'Cachoeira do Funil', onde fizemos um pêndulo (também conhecido como "Balanço da Dani Monteiro") na queda d'água. Achei bem emocionante, principalmente a primeira queda livre... O valor do pêndulo: R$ 40,00. A maioria do grupo se aventurou. Foi muito bom!!! Nesse passeio você sai da escuridão da caverna direto para a queda d'água formada pelo Córrego Ventura. Esse atrativo se localiza na 'Fazenda do Funil', a 6 km de Mambaí. A trilha tem cerca de 980 metros com labirintos de pedras, rios e rica vegetação com várias espécies do nosso Cerrado. A travessia da caverna dura cerca de 10 minutos e a queda da cachoeira tem 20 metros de altura.

PÊNDULO

Ao final do dia, assistimos o pôr do sol com vista para a Serra Geral. Lindeza da natureza!

Dia 10 de julho visitamos o 'Mirante dos Namorados', um ponto com uma vista incrível, onde se pode ver o encontro do Rio Vermelho com o Córrego das Dores.

Seguimos para a trilha de cerca de 9 km para os Três Poços Azuis. A Cachoeira Poço Azul fica na verdade na direção do município de Buritinópolis. O trajeto é um tanto íngreme, com vários pontos de sobe e desce. Mas a aventura vale pelas águas e pelas belezas do local.

Fizemos uma tirolesa numa dolina por R$ 40,00. Eu quis experimentar a sensação de passar por cima de uma dolina (depressão formada na superfície de terrenos cársticos, tem origem principalmente na dissolução das rochas carbonáticas ou no colapso do teto das cavernas por conta da ação da água).

Ao final da tarde, todo o grupo estava muito cansado e optou por almoçar, sem fazer a caverna do dia: 'Lapa do Penhasco'. Apenas eu, Lourdes e Liliane nos aventuramos com nosso guia.

A Caverna Lapa do Penhasco fica no município de Buritinópolis, dentro das fazendas Barro Preto e Olho d'água; Área de Proteção Ambiental - APA Nascentes do Rio Vermelho. Entre as outras cavernas da região de Mambaí, essa caverna se destaca por conta do volume de seus salões e por sua beleza ímpar. Do estacionamento até a entrada da caverna são cerca de 250 metros de caminhada por trilha, mais 80 metros de descida bem íngreme e com muitas pedras soltas. É preciso cruzar um pequeno lago até o interior da caverna e atravessá-lo com água na altura do peito. Com cerca de 30 metros de altura, a entrada da lapa possui uma beleza rara. Caminhamos cerca de 380 metros dentro dessa linda caverna! Valeu o cansaço e a teimosia em conhecê-la!!!

Em nosso último dia em Mambaí visitamos a Caverna Lapa das Dores. Optei por entrar na caverna de rapel. Um rapel de 25 metros de altura na clarabóia (entrada superior) da gruta. Também havia a opção de entrar por uma trilha, mas eu preferi a adrenalina! E que maravilha! No início da descida já falta apoio para os pés (negativo) e a escuridão é interrompida pela luz das duas entradas da gruta. Desci entre estalactites e adentrei naquele universo subterrâneo tão peculiar, com um ar condicionado natural.

MEU RAPEL NA CLARABOIA

Aguardamos todo o grupo chegar e realizamos a travessia da caverna, que tem lindas imagens em contraste com a luz.

A Caverna Lapa das Dores (ou Raio de Sol) é formada em rochas carbonáticas, possui amplitude de aproximadamente 40 metros de largura e 25 metros de altura. É cortada pelo Córrego das Dores que abriu caminho para a ornamentação das paredes pela água das chuvas. Um espetáculo para os amantes de cavernas, como eu!

Essa caverna fica a 16 km do centro de Mambaí, com caminho em asfalto e 400 metros de estrada de terra. Caminhamos por apenas 600 metros.

O rapel na claraboia foi uma experiência inesquecível!!!

Às 10h30 fizemos nosso check-out na pousada e seguimos para Brasília. Nosso condutor deu uma paradinha em frente à Esplanada dos Ministérios para algumas fotos.

Chegamos bem cedo no Aeroporto de Brasília. Pegamos o voo LATAM das 19h50 e pousamos em Congonhas/SP às 21h35. Lindo roteiro! Recomendo com certeza!!!