MARÇO/2025
Em 2024 me inscrevi para esse destino, mas na noite anterior ao evento choveu muito em São Paulo, foi uma calamidade, muita gente ficou sem energia elétrica por dias, árvores caíram, muitas áreas de alagamento, casas desmoronaram... Foi um desastre. Por conta dessa chuvarada, a nossa trilha foi cancelada, pois os parques estavam em péssimas condições. Precisei me inscrever novamente pelo site para participar. Marquei para o dia 22 de março, véspera do meu aniversário... Dessa vez fui com a Luciana e a Damiana. E quase perdi a trilha novamente, pois o GPS me deu um caminho errado e cheguei atrasada com a Dami, só conseguimos embarcar porque a Luciana ficou segurando o ônibus até nossa chegada...
O ponto de encontro é o Terminal Santo Amaro, em frente à Universidade Cruzeiro do Sul. Chegamos correndo e pegamos nosso kit lanche e camiseta, nem entregamos o termo de responsabilidade... Seguimos para o Bororé em três vans.
Saímos atrasados de Santo Amaro, pedindo desculpas pelo atraso... Chegamos no bairro do Grajaú para pegarmos a balsa da travessia da Represa Billings até a Ilha do Bororé. Esse serviço de balsa é gratuito e funciona 24 horas; é do tipo Ferryboat (com propulsão própria) e pode levar 300 passageiros e 32 veículos.
A Ilha do Bororé na verdade é uma península, que tem sido protegida do avanço urbano e conserva um estilo de vida semelhante aos ambientes rurais.
Após a travessia seguimos na van por alguns quilômetros até chegarmos ao 'Parque Natural Municipal do Bororé' (Estrada das Vieiras, s/n, Bororé). O parque foi criado em 2012, como fruto dos recursos de compensação ambiental referentes ao licenciamento do trecho sul do Rodoanel Mário Covas, assim como os PNMs Jaceguava, Itaim e Varginha.
O parque natural municipal é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, por isso, seu uso está vinculado a ações destinadas à preservação dos ecossistemas naturais por meio do desenvolvimento de atividades recreativas, educativas e de interpretação ambiental, além de permitir a realização de pesquisas científicas.
Logo no começo da trilha já avistamos uma capivara na água, bem tranquila. Também há um pau brasil lindão bem do lado do centro de visitantes. Nossos guias passaram as informações gerais e seguimos para o passeio. Finalmente vou visitar o Bororé!!!
Percorremos a 'Trilha do Aventureiro', a 'Trilha do Lago' e a 'Trilha do Gavião Caramujeiro'. Um passeio completo, segundo nosso animado guia.
SOB O LINDO PAU BRASIL
UMA BELA ARANHA
Ao final da caminhada tomamos nosso lanche grátis, relaxamos entre os saguis e retornamos para Santo Amaro, chegando lá por volta das 13h30.
Mais uma trilha grátis muito bem aproveitada, conhecendo mais um pedacinho da nossa cidade de São Paulo!
TODO O GRUPO 'VAMOS TRILHAR!'
Comentários
Postar um comentário