VAMOS TRILHAR! - PARQUE JACEGUAVA - SÃO PAULO/SP - ISSO É BRASIL!!!

 PARTICIPANDO DO PROJETO VAMOS TRILHAR! - TRILHA GRÁTIS PRA TODOS
PARQUE JACEGUAVA
SETEMBRO/2024



     Ouvi comentários sobre esse projeto, mas não confiei que o poder público daria trilha gratuita para todos... Olhei o site, tentei me inscrever mas não consegui finalizar. Conclui que o número enorme de interessados travou o sistema. Acabei esquecendo de voltar no site... Até o dia em que uma amiga que nem é tão adepta de trilhas me falou que conseguiu se inscrever no projeto e que gostou muito, além de ter achado a trilha puxadinha... Aí eu dei valor! Gostei e tentei novamente me inscrever. Finalmente consegui! Me inscrevi na trilha do Parque Jaceguava para o dia 07 de setembro. E lá vamos nós...

     O ponto de encontro é na saída da estação do metrô Santo Amaro, em frente à Universidade Cruzeiro do Sul. Logo na chegada, os organizadores conferem a lista de inscrição, recolhem o termo de responsabilidade (detalhe, sem ele você NÃO faz a atividade) e te entregam uma camiseta do evento (bem legal, com tecido respirável, ótima pra fazer atividade física). A Luciana foi comigo nessa trilha, ela conseguiu um encaixe pois não havia feito a inscrição.

TODO O GRUPO "VAMOS TRILHAR"


     No ônibus o monitor explica os detalhes da trilha e entrega nosso kit lanche. Sim, tudo isso foi grátis! O guia também disse que há várias cores de camisetas, e que já havia participantes colecionando-as. Também é entregue água à vontade. Seguimos pra parque, enfrentando o trânsito dessa cidade enorme...

LUCIANA E EU COM NOSSO KIT LANCHE


   O Parque Natural Municipal Jaceguava (Av. do Jaceguava, 1100, bairro Jaceguava, distrito de Parelheiros) foi criado em 2012 e faz limite com o RPPN Solo Sagrado - da Igreja Messiânica Mundial do Brasil, juntas as duas Unidades de Conservação compõem uma extensão significativa de áreas protegidas. A criação do PNM Jaceguava é fruto dos recursos de compensação ambiental referentes ao licenciamento do trecho sul do Rodoanel Mário Covas. O parque se localiza às margens da represa Guarapiranga e apresenta área de transição de vegetação entre cerrado e Campos Gerais. Diferentemente dos parque urbanos, o PNM é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, por isso, seu uso está vinculado a ações destinadas à preservação dos ecossistemas naturais por meio do desenvolvimento de atividades recreativas, educativas e de interpretação ambiental, além de permitir a realização de pesquisas científicas.




     Chegando ao local, o guia do parque, junto com nosso guia, nos levou para uma caminhada até a Trilha do Saci, onde tivemos a oportunidade de observar a transição entre as vegetações de campos Gerais - também chamado de cerrado paulista, caracterizada por ser mais rasteira e seca, e de Mata Atlântica - caracterizada por ser uma floresta fechada, subtropical e úmida. O guia deu muitas explicações sobre a flora e fauna locais e nos convidou a fazer uma verdadeira imersão naquele ponto verde em meio à selva de pedra.






     No meio da trilha, a torre de observação de incêndios permite a observação de toda a região ao redor do parque e rende belas fotos. Lá do alto, pudemos sentir a diferença de temperatura entre Cerrado e Mata Atlântica (essa muito mais fresca...)






     A Trilha do Saci tem cerca de 2 km de extensão e é considerada de nível fácil. Só tem uma subida em meio à mata. 


BROMÉLIAS BEBÊS 💖










     Ao final da trilha, tivemos um tempinho para lancharmos. Gostei do kit lanche! Em seguida, retornamos para Santo Amaro em nosso ônibus. Por volta das 13 horas o passeio é finalizado, também gostei desse ponto. Um roteiro rápido e tranquilo. Considero muito importante essa iniciativa, pois incentiva a população a conhecer suas riquezas naturais, além de praticar atividade física. Isso tudo gratuitamente é melhor ainda!!! Parabenizo aos organizadores!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARCEIROS DE AVENTURA NAS POSTAGENS DESSES CINCO ANOS DO BLOG - PARTE 1

PARCEIROS DE AVENTURA NAS POSTAGENS DESSES CINCO ANOS DO BLOG - PARTE 2

PARCEIROS DE AVENTURA NAS POSTAGENS DESSES CINCO ANOS DO BLOG - PARTE 3