ILHABELA - CAPITAL NACIONAL DA VELA - SP - ISSO É BRASIL!!!
VIRADA DO ANO EM ILHABELA - BELEZAS NATURAIS, CHUVA E BORRACHUDOS
Dez./2006 - Jan./2007
Ilhabela é um dos únicos municípios-arquipélagos marinhos brasileiros e está localizado no litoral norte de São Paulo, na região de São Sebastião. O arquipélago é formado por 19 ilhas, ilhotes e lajes e é considerado uma estância balneária. O turismo na ilha foi descoberto como alternativa para a retomada econômica da região a partir de 1960, quando o local passou a ser divulgado como "símbolo da aventura, do prazer e da natureza selvagem". Para controlar a degradação ambiental causada pelo turismo foi criado em 1977 o Parque Estadual de Ilhabela. O título de "Capital Nacional da Vela" é reconhecido dentro e fora do país, uma homenagem pelo desenvolvimento proporcionado pelo esporte para o local, assim como a promoção de eventos e competições esportivas; a prefeitura da cidade oferece bastante incentivo para que crianças e jovens aprendam a velejar.
Na virada 2006/2007, fui com o Alan, o Binho, o Assis e a Laura até ILHABELA/São Paulo. Percorremos os 201 km no Fiesta de Alan. Permanecemos na ilha entre 29 de dezembro de 2006 e 01 de janeiro de 2007. Enfrentamos uma fila enorme na balsa, por conta do feriado... Mas sobrevivemos... Acampamos no Camping Recanto das Mangueiras em Barra Velha. O camping era um grande quintal, tranquilo, mas com um banheiro muito ruim, difícil de encarar, o jeito foi descobrir o horário da limpeza diária e utilizá-lo logo após esse momento, rsrsrs.
Percorremos algumas trilhas, uma delas até a Cachoeira do Veloso (Rua José Pereira Carolo, 420, Praia do Veloso) muito interessante, que valeu o passeio. Essa cachoeira é uma das mais lindas da ilha, o rio se divide em uma área com vários paredões rochosos, criando três quedas, cada uma com mais de 50 metros de altura; a primeira queda possui uma trilha de fácil acesso de cerca de 35 minutos de caminhada, essa queda cai sobre um poço de 70 metros quadrados e 1,70 de profundidade com rochas para que o visitante se apoie e curta a queda relaxante. Muito bom!
Enfrentamos a chuvarada típica de dezembro e os mosquitos sedentos por nosso sangue novo, 'borrachudos' típicos da Mata Atlântica. Aproveitamos para visitar algumas praias do norte e acompanhar a virada no centro da ilha,
logo em seguida, retornamos para casa para evitar o trânsito comum do dia
primeiro do ano. Ilhabela é interessante, mas gostaria de visitá-la sob o sol quando as paisagens ficam mais vistosas.
Comentários
Postar um comentário